MPS amplia atendimentos em 120% na segunda edição do “Governo do Brasil na Rua”, em Heliópolis (SP)

O Ministério da Previdência Social (MPS) registrou expressivo crescimento na procura por serviços durante a segunda edição do programa “Governo do Brasil na Rua”, realizada no último sábado (20), em Heliópolis (SP). Foram realizados 255 atendimentos, o que representa um aumento de aproximadamente 120% em comparação à edição anterior, ocorrida no Sol Nascente (DF).

A estrutura montada na comunidade focou na resolução imediata de demandas, para garantir atendimento humanizado e sem burocracia. Do total de registros, 121 foram serviços que normalmente exigiriam deslocamento até uma agência, como simulações e entradas em aposentadorias. Outras 134 pessoas buscaram o estande para orientações gerais e informações sobre serviços do INSS.

O evento demonstrou grande alcance local: 71,1% dos frequentadores eram moradores de Heliópolis e adjacências, embora o evento tenha atraído público até do interior do estado. O perfil dos atendidos foi majoritariamente feminino (52,1%) e composto por pessoas negras (52%, entre pretos e pardos). A faixa etária predominante foi de 50 a 65 anos, mas houve registro de presença de cidadãos entre 12 e 96 anos.

Dos 121 atendimentos que seriam realizados em uma agência do INSS, as perícias médicas foram o grande destaque, com 37% do volume total de serviços. Foram realizados 35 exames periciais no local. Desse montante, 11 exames periciais atenderam diretamente moradores de Heliópolis e região. Além das perícias, as maiores procuras envolveram simulação de aposentadoria e contagem de tempo (17,4%) e suspensão de pagamento do LOAS/BPC (11,6%).

Abertura

A segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis, contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, que fez a abertura do evento. Também participaram o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; a secretária nacional de Juventude, Vitória Genuíno; e o diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Participação Social, Raimundo Bonfim.

O evento reuniu ainda deputados e deputadas federais e estaduais, vereadores e representantes de movimentos sociais, reforçando o caráter participativo da iniciativa e o diálogo direto entre o governo e a população do território.

Fonte: Ministério da Previdência Social