Cidade de MS é eleita a melhor para se viver no Brasil

Foto: Divulgação

Um deles é a beleza natural”, destaca o periódico ao divulgar o levantamento.

A melhor cidade para se viver no Brasil fica em Mato Grosso do Sul, segundo novo ranking elaborado pelo jornal paranaense Gazeta do Povo. Jateí, segundo menor município do Estado, foi o eleito. Mas como o site chegou a essa conclusão?

Conforme a Gazeta do Povo, os resultados do ranking foram alcançados por meio da combinação de 27 indicadores, com os pesos devidamente proporcionais aos tamanhos das cidades. A “régua” foi aplicada a todos os 5.570 municípios brasileiros.

Fatores como segurança, população educada, arborização, boas escolas, economia sólida e opções de cultura, por exemplo, estiveram entre os critérios. De acordo com a Gazeta do Povo, o ranking de 2025 utilizou os dados mais recentes disponíveis.

“É importante ressaltar que o ranking não pretende ser exaustivo, já que não existem dados nacionais sobre temas relevantes, como o número de furtos. Além disso, há fatores subjetivos que fogem a qualquer tipo de medição. Um deles é a beleza natural”, destaca o periódico ao divulgar o levantamento.

As 10 melhores cidades para morar no Brasil

Todas as cidades eleitas na modalidade de “melhor para morar” são interioranas e contam com uma população reduzida. Apenas uma tem mais de 10 mil habitantes.

Diante dos dados, a Gazeta destaca que o tamanho reduzido da população costuma vir acompanhado de baixos índices de violência, que resultam em ótimas notas nos critérios estipulados para definir o levantamento.

“Nenhuma das dez melhores cidades registrou homicídios ou suicídios nos bancos de dados consultados, apenas uma tem moradores de rua. Além disso, essas cidades têm em comum boas notas nos índices de educação, infraestrutura e saúde fiscal das gestões municipais. No entanto, todas apresentam opções modestas de lazer. Nenhuma delas possui sala de cinema, por exemplo”, frisa a Gazeta do Povo.

Veja as 10 primeiras colocadas no ranking e suas notas:

1) Jateí (MS) – 8,72
2) Montauri (RS) – 8,53
3) Paraí (RS) – 8,45
4) Nova Bréscia (RS) – 8,24
5) Coqueiro Baixo (RS) – 8,24
6) São Bento do Sapucaí (SP) – 8,21
7) Cruzália (SP) – 8,21
8) Santa Salete (SP) – 8,19
9) Barra Funda (RS) – 8,18
10) Guabiju (RS) – 8,18

Jateí: tudo sobre a melhor cidade para viver no país

Com 3.586 habitantes, o município de Jateí, a 265 quilômetros de Campo Grande, é a segunda menor cidade de Mato Grosso do Sul. Uma diferença de 47 habitantes separa o município da menor cidade do Estado, Figueirão, que concentra 3.539 moradores.

Com uma área territorial de 1.933,316 km², Jateí figura como a 54º menor cidade de Mato Grosso do Sul em território. A densidade demográfica chega a 1,85 habitantes por quilômetro quadrado.

Fundada em 1963, a cidade localizada na região da Grande Dourados moldou sua força econômica na agricultura e na pecuária. Entre os anos 60 até meados dos anos 80, as lavouras que mais se destacavam eram as de algodão, café e mandioca.

Jateí também é conhecida por sua tradicional festa junina, a “Festa da Fogueira”, celebrada sempre na semana do dia 29 de junho, dia do seu padroeiro, São Pedro, e data da queima da maior fogueira do país.

Fonte: Midiamax