Em Ponta Porã, também estão previstas chuvas em todos os períodos do dia, mas, ainda assim, as temperaturas ficam mais elevadas e podem chegar a 35°C.
Campo Grande e outras 78 cidades de Mato Grosso do Sul devem registrar chuvas neste sábado (3). Isso porque o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de nível amarelo, que indica risco de tempestades acompanhadas de ventania em diferentes regiões do Estado. A previsão segue até as 23h59.
O aviso abrange todas as cidades sul-mato-grossenses e prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Entre os riscos associados, estão cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliados à disponibilidade de umidade. Além disso, estão previstos acumulados de chuva mais significativos, que podem ultrapassar os 30 mm em 24 horas, especialmente nas regiões central, nordeste e leste do Estado.
Calor e chuva
Apesar da previsão de sol e variação de nebulosidade, o dia começa com temperaturas mais amenas na Capital, com mínima de 19°C, porém, os termômetros podem registrar até 28°C neste sábado.
Em Coxim, na região norte do Estado, os termômetros registram mínima de 22°C. Mesmo com as chuvas, a máxima pode chegar a 33°C na cidade.
No sul do Estado, em Ponta Porã, também estão previstas chuvas em todos os períodos do dia, mas, ainda assim, as temperaturas ficam mais elevadas e podem chegar a 35°C. Já a mínima prevista é de 22°C.
Em Três Lagoas, na região leste, a temperatura varia entre 22°C e 31°C. Já em Corumbá, no oeste do Estado, o dia fica ainda mais quente. Por lá, os termômetros registram mínima de 23°C e máxima de 38°C.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos; assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Midiamax


