Ministro Wellington Dias visita abrigos da Operação Acolhida nesta quarta-feira (14.01)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitará algumas estruturas da Operação Acolhida, em Boa Vista, nesta quarta-feira (14.01). A agenda inclui idas ao Posto de Triagem da capital de Roraima e aos abrigos Rondon 1 e Indígena Tuaranoko.

O titular do MDS também irá ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centenário, à Casa do Trabalhador e ao projeto social da Cáritas que envolve cozinha solidária e uma lavanderia pública.  

Além disso, o ministro lança o Programa Acredita no Primeiro Passo no estado, em cerimônia no Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Resposta Humanitária do Governo do Brasil

A Operação Acolhida foi criada para organizar a resposta do Estado brasileiro ao fluxo migratório na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) coordena o Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade, articulando as ações nos abrigos em Roraima e a estratégia de interiorização, em cooperação com órgãos parceiros, estados e municípios.

O MDS também coordena o Grupo de Discussão Indígena, voltado à construção de estratégias específicas para o atendimento da população indígena migrante e refugiada.

A interiorização é um dos eixos da Operação Acolhida e consiste no deslocamento voluntário de refugiados e imigrantes para outros estados brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e inserção social. Até o momento, mais de 155,7 mil pessoas foram interiorizadas para mais de 1.110 municípios brasileiros.

Acredita

O Programa Acredita no Primeiro Passo se consolidou como uma das mais inovadoras e abrangentes políticas públicas de inclusão socioeconômica do Brasil. Em seu eixo de promoção do empreendedorismo, a iniciativa registrou mais de 190 mil operações de microcrédito, totalizando um repasse superior a R$ 1,7 bilhão para famílias inscritas no Cadastro Único, em um ano. A iniciativa do MDS também contribuiu para a inserção de cerca de quatro milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único no mercado formal de trabalho entre 2023 e 2025

Além disso, foram firmados 75 instrumentos de cooperação técnica com parceiros estratégicos para capacitação profissional e estruturação do Acredita. Com o apoio da rede federal de ensino técnico e profissionalizante, foram qualificadas mais de 560 mil pessoas inscritas no CadÚnico.

Serviço – Agenda Boa Vista

Data: Quarta-feira (14.01)

09h – Visita ao PTRIG: Posto de Triagem Boa Vista

Local: Av. Brasil S/N – Treze de setembro

10h – Visita a Casa do Trabalhador

Local: Rua Pavão, 206 – Mecejana

11h – Lançamento e Adesão ao Programa Acredita

Local: Av. Glaycon de Paiva, 2496 – Pricumã

13h – Visita aos Projetos da Caritas: Cozinha Solidária e Lavanderia Social

Local: Rua Uraricuera, 671, Bairro São Vicente

14h45 – Visita ao Abrigo Rondon 1

Local: Av. General Sampaio S/N – Treze de setembro

16h – Visita ao CRAS Cristiana Vicente Nunes – Centenário

Local: Rua Santo Agostinho, 193, Centenário

17h15 – Visita ao Abrigo Indígena Tuaranoko

Local: Av. Brasil, 551 Treze de setembro

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome