“Nossa missão vai além de tirar os brasileiros da fome. Queremos abrir caminhos para que essas pessoas conquistem um bom emprego, tenham acesso ao empreendedorismo e à capacitação.” Com essa mensagem, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou, na manhã desta sexta-feira (16.01), a importância do Programa Acredita durante evento realizado em Teresina.
Na ocasião, o ministro celebrou o contrato firmado com o Sebrae do Piauí, com a Aegea, empresa privada de saneamento básico e responsável pelos serviços de água no estado, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As parcerias ampliam o alcance do Acredita, com ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e geração de empregos para pessoas inscritas no Cadastro Único.
Durante a solenidade, Stefanie Alves, beneficiária do CadÚnico, compartilhou sua história de transformação a partir do programa. “Eu sou inscrita no Cadastro Único e consegui um emprego na AEGEA graças ao Acredita. Estou muito feliz e agradeço por isso”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Sávio Normando, a iniciativa representa um avanço importante para o desenvolvimento do estado. “Hoje é um dia muito especial. Ele traduz, na prática, aquilo em que acreditamos: parcerias que ampliam oportunidades, promovem inclusão e impulsionam o desenvolvimento”, destacou.
A cerimônia foi realizada na sede do Sebrae e reuniu autoridades dos governos federal, estadual e municipal. Também participaram o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, e o diretor da Sisec, Alison Ramon.
Sobre o Acredita
O programa Acredita no Primeiro Passo possui três eixos: capacitação, emprego e empreendedorismo. A ação é destinada aos inscritos no Cadastro Único.
Em 2024, o programa firmou 44 parcerias com governos estaduais, prefeituras, instituições religiosas e organizações sociais. Como resultado, milhares de participantes já conquistaram oportunidades de formação, trabalho e renda.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

