Em agenda oficial na China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, realizou nesta segunda-feira (19/1) visita institucional ao Grupo SANY. A companhia é um dos maiores conglomerados industriais do mundo nas áreas de máquinas pesadas, equipamentos para mineração, eletrificação de operações industriais, sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) e tecnologias para a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
A visita integra a estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de atração de investimentos produtivos, reindustrialização do país e geração de emprego e renda no Brasil, em alinhamento com o Novo PAC, a Política Nacional de Transição Energética e o programa Nova Indústria Brasil, que reposicionam o país como polo industrial, tecnológico e energético sustentável.
O ministro foi recebido por Chen Jiayuan, membro do Conselho de Administração do Grupo SANY, e por Alex Xiao, presidente da SANY Brasil. Na reunião, foram discutidas oportunidades concretas de cooperação entre Brasil e China, com destaque para a instalação de uma nova unidade industrial no Brasil, voltada à produção, montagem e distribuição de equipamentos para os setores de construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento elétrico.
O projeto em análise prevê investimentos que podem transformar o Brasil em hub industrial e tecnológico da SANY para a América Latina, fortalecendo cadeias produtivas nacionais, promovendo transferência de tecnologia, capacitação de mão de obra e impacto direto na criação de empregos e aumento da renda.
Durante o encontro, a SANY apresentou suas soluções avançadas em sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS), consideradas estratégicas para a expansão das energias renováveis, a segurança do sistema elétrico e a estabilidade da matriz energética brasileira. As tecnologias estão alinhadas ao leilão de baterias programado pelo Governo do Brasil para os próximos meses, iniciativa que reforça a previsibilidade regulatória e a atratividade do ambiente de negócios no Brasil.
Confiança
A direção do Grupo SANY destacou a confiança nas políticas públicas conduzidas pelo governo Lula, ressaltando a coordenação entre política energética, política industrial e investimentos em infraestrutura, materializada no Novo PAC, na Política Nacional de Transição Energética e na Nova Indústria Brasil, como fatores decisivos para a ampliação da presença do grupo no país.
Como encaminhamento da visita, foi tratado o agendamento de reuniões institucionais com o presidente Lula e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Também foi discutida a participação do Grupo SANY em evento voltado à indústria de óleo, gás e mineração no Vale do Aço, em Minas Gerais, previsto para fevereiro.
Para o ministro Alexandre Silveira, a visita simboliza o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e China e o reconhecimento internacional do novo ciclo de desenvolvimento do país.
“Estamos criando um ambiente seguro e previsível para investimentos, que gera emprego, renda e desenvolvimento sustentável, com o Brasil assumindo protagonismo na indústria global e na transição energética”, afirmou o ministro de Minas e Energia do Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn

