DiDi/99: Silveira articula investimentos em eletromobilidade e cobra avanços na segurança de usuários e motoristas de aplicativos de mobilidade urbana

- Foto: Divulgação / MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nesta segunda-feira (19/1), em Shangai, na China, com executivos da DiDi Global, controladora da 99 no Brasil, para discutir investimentos em eletromobilidade e cobrar melhorias na segurança para motoristas e usuários de plataformas de aplicativos, especialmente para as mulheres.

Silveira foi recebido por Jacky Chen, executivo responsável pela área de Desenvolvimento do Ecossistema Automotivo da plataforma DiDi. O encontro teve como eixo central a integração entre segurança, tecnologia digital, energia limpa e mobilidade urbana, visando à construção de um ambiente regulatório mais moderno, seguro e atrativo para investimentos no Brasil.

Durante a reunião, o ministro destacou a importância do aprimoramento do marco legal do transporte por aplicativo, de forma a garantir mais proteção aos usuários e motoristas, com atenção especial às mulheres, tanto no uso quanto na prestação do serviço. Segundo Silveira, a segurança é um elemento estruturante para o crescimento sustentável do setor e para a ampliação da confiança da sociedade nesse modelo de mobilidade.

O ministro de Minas e Energia do Brasil cobrou a implantação de tecnologias de filmagem, no modelo observado da china, com instalação de câmeras internas e externas que garantam maior segurança para os usuários e motoristas.

Alexandre Silveira informou ainda que irá se reunir com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, para tratar das novas iniciativas legais voltadas ao setor. O objetivo é construir, de forma integrada, soluções normativas que ampliem a segurança, fortaleçam os mecanismos de prevenção e aprimorem a atuação do poder público em parceria com as plataformas digitais.

No encontro com executivos da DiDi Global, o ministro também apresentou a matriz elétrica brasileira, composta por cerca de 90% de fontes limpas e renováveis, destacando a abundância de energia. Alexandre Silveira evidenciou, ainda, o elevado potencial de crescimento e a robustez do sistema elétrico nacional, fatores que colocam o Brasil em posição estratégica para a expansão da eletromobilidade e para a atração de investimentos sustentáveis no setor de transportes.

“O Brasil reúne condições únicas para liderar a transição para a mobilidade elétrica. Temos uma matriz elétrica limpa, renovável e robusta, com abundância de energia e grande potencial de crescimento, o que nos permite avançar com segurança, competitividade e sustentabilidade”, destacou Silveira.

Segundo informações de mercado, a DiDi deve investir cerca de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos anos, considerando a aquisição da 99, investimentos em delivery e programas estruturados de apoio a entregadores e eletromobilidade.

Eletromobilidade

Ainda na reunião desta segunda-feira (19/1), o ministro Alexandre Silveira anunciou a iniciativa do governo brasileiro de criar uma área específica, no âmbito do Ministério de Minas e Energia (MME), dedicada à agenda da eletromobilidade, com foco na articulação de políticas públicas, no aperfeiçoamento do ambiente regulatório e no estímulo a investimentos em veículos elétricos, infraestrutura de recarga e inovação tecnológica aplicada ao transporte urbano.

Silveira ressaltou também o trabalho do Governo do Brasil para reduzir o custo da energia elétrica, por meio do uso de soluções de armazenamento em baterias, consideradas estratégicas para a estabilização do sistema elétrico e para o melhor aproveitamento da geração renovável, especialmente das fontes solar e eólica no Nordeste, região de elevada abundância energética.

O ministro defendeu, ainda, a implantação de eletropostos com tarifas diferenciadas, mais baixas em horários de maior oferta de energia. A ideia é estimular o carregamento inteligente de veículos elétricos, aumentar a eficiência do sistema e reduzir custos para usuários e operadores.

Ao tratar da expansão da eletromobilidade no país, Alexandre Silveira destacou a importância do acesso à tecnologia de ponta e ao financiamento de bancos chineses, considerados instrumentos estratégicos para acelerar a implementação da eletromobilidade nacional, ampliar a escala dos projetos e reduzir os custos de investimento.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

 

Fonte: Ministério de Minas e Energia