Restauração da Guaira-Porã entre Amambai e Eldorado inicia nos próximos dias

Empresas vencedoras das licitações estão em fase de instalação e restauração da Guaira-Porã deverá iniciar nos próximos dias, diz Agesul. (Fotos: Vilson Nascimento e Divulgação)

Serão quatro frentes de trabalho. Duas na MS-156 entre Amambai e Tacuru, uma entre Tacuru e Iguatemi e outra entre Iguatemi e Eldorado, informa a Agesul.

O Governo do Estado deverá iniciar nos próximos dias a restauração da pavimentação asfáltica da Guaira-Porã, no trecho que liga Amambai a BR-163, em Eldorado, passando pelos municípios de Tacuru e Iguatemi.

Segundo o engenheiro civil, Gilson Cruz Filho, diretor da 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), com sede em Amambai, ao longo dos cerca de 155 quilômetros entre Amambai e Eldorado serão implantadas quatro frentes de trabalho.

Duas delas estão nos cerca de 69,2 quilômetros (fonte Google Maps) da MS-156 entre Amambai e Tacuru, uma nos cerca de 52,4 quilômetros da MS-295 entre Tacuru e Iguatemi e outra nos cerca de 34 quilômetros da também MS-295, entre as cidades de Iguatemi e Eldorado.

De acordo com a Agesul, além da total recuperação da pavimentação e implantação de sinalização, no projeto de restauração dos citados trechos de rodovias também está previsto a implantação de faixa adicional nas regiões de aclive acentuado com o objetivo de melhorar a trafegabilidade, tendo em vista que a Guaira-Porã é um importante eixo de escoamento de produção agropecuária e recebe cotidianamente um grande fluxo de veículos de carga.

Em Amambai o parque de máquinas e a usina de produção de asfalto de uma das empresas vencedoras da licitação pública para realizar a obra está sendo montado às margens da MS-156, nas proximidades de acesso a região da Kurussu Ambá.

Restauração da Guaira-Porã entre Amambai e Eldorado inicia nos próximos dias
A usina instalada em Amambai deverá entrar em funcionamento até o final desse mês

Na quinta-feira, dia 15 de janeiro, em contato com um dos responsáveis pela instalação da usina de produção de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente), a reportagem do grupo A Gazeta foi informada que o equipamento deverá estar pronto para entrar em operação em quinze dias, ou seja, até dia 30 de janeiro.

A usina de produção de massa asfáltica instalada no município de Tacuru já estará em operação no decorrer desta terça-feira, dia 20 de janeiro. A informação foi passada por meio de redes sociais pelo prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, que também é o presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul). Ele esteve visitando o parque de obras da empresa na semana passada.

Fonte: Agazetanews – Vilson Nascimento