Ministro da Defesa acompanha a Aspirantex 2026


Brasília (DF), 22/01/2026 –
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhou, nesta terça (20) e quarta (21), em Recife (PE), a Operação Aspirantex 2026, conduzida pela Marinha do Brasil. O exercício reúne cerca de 2.400 militares, incluindo 253 aspirantes da Escola Naval, embarcados em 16 meios navais e oito aeronaves. 

.
.

A Aspirantex é realizada anualmente e tem como objetivo principal proporcionar aos futuros oficiais uma vivência prática da rotina no mar, complementando a formação acadêmica iniciada na Escola Naval. O exercício também contribui para a manutenção da prontidão dos meios da Esquadra e para o adestramento das diversas equipes de bordo.

.
.

Durante a visita, o Ministro esteve embarcado no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, de onde acompanhou demonstrações operativas e apresentações sobre o planejamento da operação, bem como conversou com aspirantes, tripulações e comandantes dos navios participantes. O grupo-tarefa deste ano conta com navios de diferentes portes, submarinos, aeronaves, incluindo helicópteros, que são empregados pela Marinha em ações de patrulha, busca e salvamento e operações anfíbias.

Na ocasião, o Ministro dirigiu-se aos aspirantes e destacou o valor da carreira militar e o papel histórico das Forças Armadas na construção do país. Segundo ele, a escolha profissional feita pelos futuros oficiais representa compromisso com o Brasil e com as próximas gerações.

“Vocês voltam a ser protagonistas da história, porque nós conquistamos tudo que havia no chão e no espaço. Mas o mar é um mistério para a humanidade. Talvez sejam vocês, ou quem sabe os filhos de vocês, que vão desvendar o mistério de dois terços do planeta”, afirmou.

.
.

Ao longo de 20 dias, os aspirantes aplicam, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como identificam e desenvolvem suas aptidões profissionais. Além da formação individual, o aspirante Emanuel Meneses Freitas destacou a importância da Aspirantex para a sociedade. “Ao participar de uma operação dessa magnitude, entendemos melhor a missão constitucional da Marinha, especialmente na proteção da Amazônia Azul, na garantia da soberania nacional e na segurança das nossas águas jurisdicionais”, declarou.

Operação Aspirantex 2026

A operação é conduzida pela Marinha do Brasil (MB), de 10 a 30 de janeiro de 2026. A comissão é realizada na área compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Paraíba. No período, serão visitados os portos de Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA) e Vitória (ES). Durante as escalas nos portos, os navios ficam abertos à visitação pública. 

Por Daniel Lima
Fotos: MB

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom) 
Ministério da Defesa

(61) 2023-5321

Fonte: Ministério da Defesa