O animal costuma ficar camuflado, sob a areia, no fundo dos rios.
Na tarde do último sábado (24), dois irmãos, de 9 e 15 anos, foram vítimas de ataque de arraia, na zona rural de Aquidauana. O acidente é frequente nesta época do ano, de águas baixas, e o animal costuma ficar camuflado, sob a areia, no fundo dos rios.
Os dois jovens tiveram ferimentos perfurantes na região do calcanhar direito, na face lateral do pé. A dor intensa é característica de acidentes com arraia, que possui um ferrão serrilhado na cauda.
As crianças estavam acompanhadas pela responsável legal no momento do atendimento, e o Corpo de Bombeiros realizou o socorro. Eles foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Aquidauana.
Perigo nos rios
Acidentes com arraias são comuns nesta época do ano em Mato Grosso do Sul, especialmente em períodos de secas, águas baixas e calor intenso.
O animal aquático costuma ficar camuflado, sob a areia, no fundo dos rios; e, devido à baixa da água, as pessoas estão mais suscetíveis a pisar sobre ele. Assim, para se defender, a arraia ataca com a cauda.
Cuidado! É importante se prevenir ao entrar em rios.
- Arraste os pés: ao entrar na água, não dê passos largos; arrastar os pés no fundo ajuda a afugentar o animal antes de pisar nele.
- Uso de calçados: sapatilhas de neoprene ou calçados fechados podem oferecer uma camada extra de proteção contra as ferroadas.
- Primeiros socorros: em caso de acidente, lave com água limpa e procure ajuda médica imediata; não tente remover fragmentos do ferrão por conta própria.
Fonte: Midiamax/Com informações de Aquidauana Notícias.

