O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, vistoria nesta sexta-feira (30) o andamento das obras dos Lotes 9 e 10 da Transnordestina, no Ceará.
Os lotes da ferrovia em execução no estado têm 97 quilômetros de extensão e atravessam os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. Esse trecho recebeu investimento de R$ 2 bilhões, pelo Novo PAC, em dezembro de 2025.
Com investimento total de R$14,9 bilhões, a Transnordestina é o principal projeto estruturante do Governo do Brasil no Nordeste. A ferrovia contará com 1.206 quilômetros de extensão na linha principal, atravessando 53 municípios distribuídos entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE). Atualmente, 80% da fase 1 da ferrovia já está concluída, com 727 quilômetros finalizados e outros 326 quilômetros em execução.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A. Ismael Trinks, e o diretor-executivo de Infraestrutura e Logística da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Tufi Daher Filho, além de outras autoridades locais, também participam da visita.
Cobertura de imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para jornalistas interessados na cobertura do evento.
Serviço
Visita técnica às obras da Transnordestina – Lotes 9 e 10
Data: Sexta-feira, 30 de janeiro
Horário: 9h
Local: CE-060, km 409, trecho de Aracoiaba (CE)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes

