Senatran acompanha implementação da CNH do Brasil no Espírito Santo

As mudanças para tirar a carteira de motorista seguem avançando no país. Para garantir que a CNH do Brasil funcione de maneira uniforme em todos os estados, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vem realizando visitas técnicas aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) para acompanhar a implementação do programa, alinhar procedimentos e identificar boas práticas e eventuais desafios operacionais.

Nesta quinta-feira (29), a agenda ocorreu no Detran do Espírito Santo, com a presença do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, que verificou o processo de execução da CNH do Brasil.

“Nós temos percebido um aumento na demanda dos Detrans e é por isso que estamos fazendo essas visitas. Para dialogar e entender as necessidades locais”, explicou, destacando o caráter técnico, colaborativo e institucional das visitas.

O estado capixaba vem se destacando na adaptação de sistemas e rotinas administrativas. Segundo o presidente do Detran-ES, Givaldo Vieira, o órgão estadual está entre os primeiros a se adaptar às diretrizes da CNH do Brasil. “Nós estamos trabalhando na modernização do sistema para que, além de fluido, seja seguro e garanta ao povo capixaba condições de conduzir o veículo com boa segurança”, afirmou.

Monitoramento com apoio da CGU

As visitas técnicas aos Detrans fazem parte da estratégia de monitoramento da Senatran, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), e têm como objetivo acompanhar a rotina dos órgãos e garantir que as novas regras sejam aplicadas de forma uniforme em todo o Brasil, visando melhoria nos processos do novo modelo de habilitação, que é mais justo, eficiente e voltado à segurança viária.

Lançado em dezembro de 2025, o aplicativo promove a modernização e torna o processo mais acessível para a população brasileira. No Espírito Santo, o número de requerimentos da primeira habilitação é de 60.381. No país, chega a 3.185.118.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes