A Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero inicia o ano letivo 2026.1 com a Jornada Pedagógica, conhecida como “Claustro Docente”, marcada para o próximo dia 2 de fevereiro, no auditório do Centro Tecnológico da instituição.
A abertura acontece às 08h (Py) e simboliza a abertura oficial das atividades acadêmicas na maior e melhor instituição de ensino de medicina da América do Sul.
O evento reúne o corpo docente e discente para debater a abertura oficial do semestre, cronograma de atividades e programação detalhada para o primeiro semestre.
A abertura oficial do ano letivo ocorre dois dias depois, no dia 4 de fevereiro, às 8h, no mesmo auditório.
A cerimônia, antecedendo a “Cerimônia do Jaleco”, contará com a presença da direção acadêmica, professores, futuros médicos e seus familiares, em um momento de integração e boas-vindas.
Carlos Bernardo, CEO da UCP-PJC, enfatiza a importância do Claustro Docente como etapa preparatória essencial.
“Esse encontro precede a abertura do ano letivo para fecharmos todos os detalhes relativos ao semestre. Reunimos todo o corpo pedagógico para um dia de debates, aprimoramento, aperfeiçoamento e qualificação, visando principalmente a melhoria constante da qualidade do ensino na nossa universidade”, destacou Bernardo.
Ele ainda pontuou que o evento representa o “bienvenidos” — o bem-vindo oficial — aos coordenadores, professores e equipe administrativa, reforçando o compromisso com a excelência acadêmica na região de fronteira Brasil-Paraguai.
A Jornada Pedagógica já tradicional é um marco para o calendário educacional da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero, alinhando estratégias pedagógicas e motivando a comunidade universitária para um semestre produtivo.

