
Brasília, 30/01/2026 – Lançado na última quinta-feira (29), o Ctrl Alt Delas é um novo podcast produzido pela Secretaria Nacional de Direitos Digitais (Sedigi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A proposta é estimular o debate sobre direitos, inovação e futuro e ampliar a visibilidade de mulheres que atuam no setor digital, servindo de referência para meninas e mulheres interessadas em seguir carreira na área.
Apresentado por Ana Laura Salles, o episódio tem produção de Janaína Gomes Lopes, coordenadora de Conformidade da Sedigi, e de Larissa Brito Alves Oliveira, chefe da Divisão de Assuntos de Gestão da secretaria.
A entrevistada do episódio de estreia é Solange Berto, subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do MJSP. A primeira temporada também inclui entrevistas com a secretária Nacional de Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo; com a coordenadora de programas do Instituto Alana, Maria Mello; e com Yasodara Cordova, assessora sênior de Cibersegurança da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Na primeira edição, Solange Berto falou sobre a atuação das mulheres no Direito Digital e os desafios de gênero ao longo da carreira profissional.
“Eu me acostumei a atuar em ambientes majoritariamente masculinos. Na graduação em Engenharia Elétrica, éramos apenas duas mulheres entre 22 homens. Depois, fui a única mulher sócia entre dez homens em uma startup que ajudei a fundar. No curso de formação da Polícia Federal, também fui a única mulher em uma turma com 24 peritos”, relatou.
Durante a entrevista, Solange destacou a importância de iniciativas que ampliem a participação de meninas e mulheres no setor de tecnologia. Citou ações como a Olimpíada de Matemática, a realização de hackathons e a oferta de bolsas de estudo. Também mencionou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como instrumento para ampliar o acesso à educação e incentivar a entrada de mulheres nas carreiras tecnológicas.
O projeto do podcast surgiu a partir do Café com Tecnologia – Mulheres no Digital, realizado em 10 de março de 2025, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o grupo promoveu reflexões sobre desafios e oportunidades para mulheres no setor tecnológico, com convidadas que compartilharam experiências e perspectivas sobre inclusão no ambiente digital.
Programação
Na próxima quinta-feira (5), vai ao ar o episódio com Maria Mello, que trata da relação entre infância, tecnologia, políticas públicas e proteção de crianças no ambiente digital. A entrevista com Lílian Cintra de Melo está prevista para 12 de fevereiro e aborda desafios e a construção da trajetória como liderança feminina. No dia 19, será exibido o episódio com Yasodara Cordova, sobre inclusão digital e combate à desinformação na internet.
Ouça o episódio de estreia aqui.
