Câmara de Ponta Porã realiza primeira sessão ordinária de 2026

Com plenário lotado, Câmara realizou primeira sessão ordinária de 2026 (Fotos Willian Filgueira)

Sessão abre ano legislativo sob presidência de Jelson Bernabé; prefeito Eduardo Campos destacou parceria positiva com Legislativo

A Câmara Municipal de Ponta Porã realizou nesta terça- feira, 3 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do ano, marcando a abertura oficial do ano legislativo e do terceiro período do atual mandato.

Presidida pelo vereador Jelson Bernabé (Republicanos), a sessão reuniu autoridades civis, militares e eclesiásticas, em um ato solene que reforçou o compromisso com o progresso da população fronteiriça.

A abertura foi conduzida pelo presidente Jelson Bernabé, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou o papel fiscalizador e propositivo dos 17 vereadores. O momento eclesiástico foi feito pelo pastor Delson Antonio Rosalem, da Igreja do Evangelho Quadrangular, conduzindo instante de reflexão.

Logo em seguida, o prefeito Eduardo Campos tomou a tribuna para ler a mensagem oficial do Poder Executivo. Em seu discurso, o gestor enalteceu a parceria “altamente positiva” entre os poderes Legislativo e Executivo, que tem gerado resultados concretos na melhoria da qualidade de vida da população.

Campos elencou as principais obras em andamento e as melhorias entregues ao longo de 2025, prometendo para este novo ano mais investimentos em diversas áreas.

Entre os destaques, o prefeito anunciou a entrega do Parque Tecnológico (PTIn) e do Centro de Inovação Tecnológica em março, iniciativas que devem atrair empresas e impulsionar a geração de emprego e renda no município.

“Essas ações representam um marco para o desenvolvimento econômico de Ponta Porã”, afirmou.

Ao longo da mensagem, o prefeito citou números e conquistas de todas as secretarias municipais, sempre com foco na busca incessante por avanços na qualidade de vida dos pontaporanenses.

“Estamos comprometidos em continuar esse trabalho conjunto, atendendo às demandas da nossa gente”, completou. O prefeito elencou as melhorias, investimentos em cada setor do município.

Na sequência da sessão ordinária, os vereadores se revezaram na Tribuna para discursar sobre as ações da Casa de Leis.

O tom das falas foi notadamente no trabalho desempenhado por cada parlamentar. Ganharam ênfase questões no distrito de Nova Itamarati, a Segurança Pública e a saúde pública.

Eles enfatizaram o trabalho coletivo dos 17 parlamentares na busca por soluções para as diversas demandas apresentadas, tanto diretamente na Câmara quanto nos bairros da cidade. A sessão reforçou o tom de otimismo e parceria para os desafios de 2026.

Câmara de Ponta Porã realiza primeira sessão ordinária de 2026
Mesa composta na abertura da sessão ordinária

Prestigiaram a sessão ordinária, além do prefeito Eduardo Campos, o vice-prefeito Patrick Derzi, secretários municipais Cândido Felix de Souza Gabínio (Segurança), Wesley Toletino (Administração), Thiago Vedana (Meio Ambiente), Dilma da Silva Leite (Cidadania e Inclusão Social), Daniel Kayatt (Saúde), Fabrício da Costa Cervieri (Fazenda e Planejamento Orçaemtário), Eliana Aparecida Araújo Fernandes (Educação), Ângela Derzi (adjunta de Cidadania e Inclusão Social), Carlos Nóbrega (adjunto de Fazenda), engenheiro Ramão Paes (inspetor CREA-MS), Luciana Andreia do Amaral Chaves de Lima (Habitação), Neli Abdulahad (adjunta de Habitação), Karla Fernanda Soares (Coordenadora Conselo Tutelar de Ponta Porã), concejal departamental del Amambay, Olga Gomez, concejal municipal de Pedro Juan Caballero, Mahiba Carolina Yunis de Acevedo, secretário Junta Municipal de Pedro Juan, Derlis Torres, Cenir da Silveira delegado da Polícia Federal em Ponta Porã, major Ryo Sato, comandante do 4º BPM, Célio Poveda Filho (gerente Sanesul Ponta Porã), Tenente-Coronel Daniel Falcão Xavier de Souza, comandante do 11º RC Mec, além de representantes de diferentes segmentos da sociedade de Ponta Porã e Pedro Juan.

 Fonte: Câmara Municipal de Ponta Porã