Nesta sexta-feira (6/2), o município de Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, recebeu o segundo e último dia do “Conexões MME”. As atividades de encerramento do evento foram marcadas pelo avanço das rodadas de negócios e prospecção de oportunidades de investimentos entre as empresas do setor metalmecânico da região e grandes empresas do setor de óleo e gás natural e da indústria naval do país.
“Trouxemos a maior empresa do país para o Vale do Aço, a Petrobras, e muitas outras grandes companhias do setor. Foram dezenas de reuniões em bilaterais entre elas e ficamos muito felizes com os avanços em diversas negociações. Tenho certeza que criamos grandes conexões e oportunidades de investimentos e consolidar o Vale do Aço como polo estratégico para o setor de energia”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O evento integra a estratégia do Ministério de Minas e Energia (MME) de aproximar grandes compradores nacionais com fornecedores regionais, estimular o conteúdo local, ampliar investimentos e fortalecer a base industrial brasileira.
A programação do segundo dia do evento também contou com apresentações e oficinas. Foram realizados, ainda, os painéis “Depreciação acelerada como indutora de investimentos: impactos na demanda da indústria de base”, e “Oportunidades para a indústria do aço: novas fronteiras de Exploração e Produção de Petróleo e CCUS”, que reforçou o papel estratégico do setor metalúrgico e siderúrgico na transição energética e na expansão da cadeia de óleo e gás.
De acordo com o secretário nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra, a programação do evento apresentou dois grandes projetos desenvolvidos pelo Governo do Brasil para estimular a retomada da indústria naval brasileira: a depreciação acelerada e a política de conteúdo local. “Essas políticas foram muito importantes para aumentar a demanda e estimular toda a cadeia, garantindo a participação do conteúdo produzido no país”, disse o secretário.
Oportunidades
O presidente da Usiminas, Marcelo Chara, reconheceu os esforços do Governo do Brasil para o fortalecimento da indústria nacional.
“Muito importante os esforços do governo federal para fomentar a indústria que gera riqueza e emprego no Brasil, além de defender o país contra o ataque da importação desleal dos países asiáticos. A Usiminas e o setor metalmecânico do Vale do Aço são referências para o desenvolvimento de soluções para o setor de energia. Outro ponto fundamental são as iniciativas para aumentar a oferta de gás natural competitivo para a indústria, que traz impacto positivo na produtividade do setor e na descarbonização”, disse o presidente da Usiminas.
Presente no evento como expositor, o CEO do Grupo Connectta, Itaércio Marinho, destacou a relevância do encontro para a região e para a cadeia produtiva de energia.
“O Vale do Aço sediou o maior evento de sua história e também o maior de Minas Gerais voltado à cadeia de óleo, gás, biocombustíveis e construção naval. A iniciativa liderada pelo ministro Alexandre Silveira representa um marco para o desenvolvimento econômico da região. A presença de autoridades, grandes empresas, estaleiros e lideranças nacionais reforça a importância estratégica do Vale do Aço, que agradece ao Governo Federal por colocá-lo na rota dos grandes investimentos, da geração de renda e de empregos no setor de energia”, afirma Marinho.
Renovação da frota de ônibus
Ainda nesta sexta-feira (6/2), o ministro Alexandre Silveira participou da cerimônia de entrega da nova frota de ônibus para Ipatinga, viabilizados por meio de recursos do Novo PAC. Os ônibus são da categoria Euro 6, que seguem normais mais rigorosas de controle de emissão de poluentes, garantindo mais eficiência energética. A ação está alinhada com as políticas desenvolvidas pelo Ministério de Minas e Energia, como a Lei do Combustível do Futuro, que propõe diversas ações visando a descarbonização do setor de transportes.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn

