Residencial em Venâncio Aires (RS) inaugura biblioteca comunitária e reforça novo padrão do Minha Casa, Minha Vida

O novo residencial entregue nesta semana em Venâncio Aires (RS) ressaltou um avanço do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) ao incorporar um dos equipamentos que simbolizam a nova fase do programa: uma biblioteca comunitária estruturada, equipada e pronta para uso das famílias. 

Na imagem biblioteca de conjunto habitacional em Venâncio Aires (RS)
Crédito: Ivan Bicudo/MCID

O Residencial Morada das Lavandas, com 112 apartamentos que beneficiam 448 pessoas, já integra as exigências implementadas desde 2023 na atual gestão do governo federal e do Ministério das Cidades, que passaram a incluir varanda nas unidades e espaços coletivos voltados à convivência e ao acesso a direitos como saúde, transporte, cultura e a educação.

Instalada em área dedicada do condomínio, a biblioteca foi projetada como um ambiente acolhedor e funcional. O espaço conta com janelas amplas, iluminação adequada para leitura, estantes organizadas, mesas, cadeiras e escrivaninhas, tanto para adultos como crianças, além de ventilação, bebedouro e banheiros, garantindo conforto e acessibilidade aos moradores. A estrutura fica próxima ao parquinho infantil, quadra poliesportiva e churrasqueiras. A iniciativa reforça a diretriz de que habitação de interesse social deve ir além da entrega das chaves, promovendo qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento para as famílias.

Durante a visita ao espaço na cerimônia de entrega do residencial, representantes do Lions Club de Venâncio Aires oficializaram a doação de livros para compor o acervo da biblioteca. Os exemplares foram entregues de forma simbólica ao ministro das Cidades, Jader Filho, ampliando a coleção inicial já disponibilizada no espaço e estimulando a participação da comunidade na consolidação da biblioteca.

Em sua fala, o ministro destacou que o novo Minha Casa, Minha Vida está comprometido com um padrão mais digno e completo de moradia, alinhado às orientações do presidente Lula. Segundo ele, as mudanças implementadas no programa refletem a compreensão de que moradia não se limita à estrutura física, mas envolve acesso a serviços, convivência e oportunidades.

“Esse é um dos primeiros empreendimentos que começaram nesse terceiro mandato do presidente Lula e comigo como ministro, junto com a minha equipe”, lembrou. “Agora as crianças vão ter um parquinho para brincar. Agora as crianças, os idosos, os nossos jovens vão ter uma biblioteca para poder ler seus livros.”

O ministro destacou que os ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC) vão abastecer periodicamente os espaços com material de leitura, agradecendo a doação do Lions Club local e fazendo um apelo à comunidade de Venâncio Aires como um todo. “Convido todos que puderem a doar livros, para que esta biblioteca esteja sempre cheia e incentive cada vez mais pessoas à leitura”, disse.

Mais informações sobre a iniciativa da inclusão de bibliotecas, incluindo cartilha, referência de projetos e programação visual estão disponíveis no site do Ministério da Cultura

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades