Lucas Pinheiro Braathen ganha medalha de ouro histórica para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

Rafael Bello/COB - 14.02.2026

O slalom gigante é disputado em duas descidas, e o resultado final é definido pela soma dos tempos obtidos em cada uma delas.

O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen brilhou no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno e conquistou a medalha de ouro, um feito inédito para o país, com a marca total de 2m25s, após completar 1m11s08 na segunda descida.

Voando na estreia

O slalom gigante é disputado em duas descidas, e o resultado final é definido pela soma dos tempos obtidos em cada uma delas.

Na primeira descida, Lucas foi o primeiro a encarar a pista — e também o primeiro a estabelecer o tempo de referência entre os 81 competidores. Nem mesmo os principais favoritos conseguiram superar sua marca de 1min13s92.

Atual número 2 do mundo, o brasileiro fez uma largada agressiva, atacou as curvas com precisão e manteve velocidade consistente em todos os setores, demonstrando alto nível técnico e controle absoluto da linha.

O líder do ranking mundial,Marco Odermatt, principal candidato ao ouro, ficou 95 centésimos atrás de Braathen, reforçando o impacto da performance do brasileiro.

Até hoje, o melhor desempenho do país era o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Fonte: G1