Atlético-MG goleia o Itabirito e avança à semifinal do Mineiro

Em uma noite de gala no Estádio Castor Cifuentes, o Atlético-MG confirmou sua passagem para as semifinais do Campeonato Mineiro com uma convincente goleada de 7 a 2 sobre o Itabirito, neste sábado. O placar elástico, válido pela oitava e última rodada da fase de grupos, sacramentou a liderança do Galo no Grupo A, com 14 pontos, e representou uma resposta em campo no primeiro compromisso da equipe após a saída do técnico Sampaoli.

O show de bola atleticano teve Hulk como protagonista, balançando as redes três vezes. Victor Hugo, Gustavo Scarpa, Cassiera e Renan Lodi completaram a lista de artilheiros do Alvinegro. Pelo lado do Itabirito, Romário Simões e Apolinário marcaram os gols de honra, mas não conseguiram evitar a despedida do torneio, onde a equipe terminou na terceira posição do Grupo C, com sete pontos.

O jogo

O Atlético-MG não demorou a impor seu ritmo. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Victor Hugo abriu o placar. Após um cruzamento preciso de Natanael pela direita, o jovem atacante surgiu livre na área para cabecear e colocar o Galo em vantagem. O Itabirito tentou responder, com Luís Araújo finalizando com perigo aos 21, mas o domínio atleticano se consolidou.

Aos 30 minutos, o talento de Hulk brilhou intensamente. Com Dudu sofrendo falta na entrada da área, o camisa 7 cobrou com maestria, mandando a bola direto para o fundo das redes em um golaço que Vinícius Dias, goleiro do Itabirito, não teve como alcançar. Antes do intervalo, o Galo ampliou sua vantagem: Alan Franco roubou a bola no campo de ataque e serviu Gustavo Scarpa, que arrematou rasteiro para fazer o terceiro aos 43 minutos.

Avalanche de gols no segundo tempo e Hat-Trick de Hulk

A etapa final viu o Atlético-MG intensificar a pressão. Hulk, em grande fase, marcou seu segundo gol pessoal aos seis minutos. Após uma boa jogada e assistência de Dudu, o atacante invadiu a área e tocou por cima do goleiro, ampliando o marcador. Não demorou para o artilheiro completar seu hat-trick: aos 15, Reinier sofreu pênalti e Hulk, com frieza, converteu a cobrança.

Ainda houve tempo para mais dois gols atleticanos de penalidade máxima. Reinier, novamente, foi derrubado na área e Cassiera assumiu a responsabilidade, convertendo o sexto gol do Galo aos 25 minutos. Aos 30, Renan Lodi, em um belíssimo chute de fora da área, fechou a conta para o Atlético-MG com o sétimo gol.

O Itabirito, mesmo diante da derrota iminente, demonstrou garra e conseguiu diminuir o prejuízo. Romário Simões marcou aos 32 minutos, e Apolinário, após assistência de Denzel, balançou as redes aos 43, fechando o placar em 7 a 2.

Com a classificação garantida e a confiança em alta, o Atlético-MG volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Grêmio, pela 4ª rodada da competição, no dia 25 de fevereiro de 2026, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA
                                                     ITABIRITO 2 x 7 ATLÉTICO-MG
Competição Campeonato Mineiro (8ª rodada)
Local Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Data 14 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário 19h (de Brasília)
Cartões Amarelos Pedro Rodrigues (Itabirito)
Cartões Vermelhos Nenhum
Árbitro Felipe Fernandes de Lima
Assistentes Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
VAR Emerson de Almeida Ferreira
Gols do Atlético-MG Victor Hugo, aos 16′ do 1°T
Hulk, aos 30′ do 1°T
Gustavo Scarpa, aos 43′ do 1°T
Hulk, aos 6′ do 2°T
Hulk, aos 15′ do 2°T
Cassiera, aos 25′ do 2°T
Renan Lodi, aos 30′ do 2°T
Gols do Itabirito Romário Simões, aos 32′ do 2°T
Apolinário, aos 41′ do 2°T
Escalação Itabirito Vinícius Dias; Gleisinho, Wallace, Felipe Camargo e Bryan; Serginho, Pedro Rodrigues (Apolinário) e Matheus Galdino (Nathan Zamith); Guilherme Givigi (Ferreira), Romário e Luis Araújo (Hulk).
Técnico: Luizão
Escalação Atlético-MG Everson; Ruan, Natanael, Vitor Hugo e Lodi (Bernard); Maycon (Reinier), Alan Franco, Victor Hugo e Scarpa; Dudu (Cuello) e Hulk.
Técnico: Lucas Gonçalves

Fonte: Esportes