O sistema de alta pressão que vinha mantendo o tempo firme, com muito sol e calor perto dos 40°C nos últimos dias, começa a perder força.
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), indica que o tempo começa a mudar de forma gradual entre quinta-feira (19) e sexta-feira.
O sistema de alta pressão que vinha mantendo o tempo firme, com muito sol e calor perto dos 40°C nos últimos dias, começa a perder força. Com isso, a tendência é de aumento de nuvens e retorno gradual das chuvas em Mato Grosso do Sul.
Apesar da mudança no padrão atmosférico, o calor continua. As temperaturas podem atingir entre 36°C e 38°C, com baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, sobretudo nas regiões pantaneira e sudoeste.
Os ventos serão variáveis, atuando entre os quadrantes norte e sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, e possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Temperaturas por região até sexta-feira – No período até sexta-feira, nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, que incluem cidades como Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Amambai e Caarapó, as mínimas devem variar entre 23°C e 25°C, com máximas entre 32°C e 37°C.
Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, como Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Jardim, as mínimas ficam entre 25°C e 28°C, enquanto as máximas podem atingir de 35°C a 38°C.
Nas regiões do Bolsão, Norte e Leste, onde estão municípios como Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Nova Andradina e Aparecida do Taboado, as mínimas variam entre 22°C e 25°C e as máximas entre 30°C e 36°C.
Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.
De sábado a segunda-feira – Entre sábado (21) e segunda-feira, a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade, mantendo condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão.
Em pontos isolados, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Há possibilidade de acumulados mais significativos, podendo ultrapassar 30 mm a 40 mm em 24 horas, especialmente nas áreas onde as instabilidades atuarem de forma persistente.
Os ventos sopram do quadrante norte, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, e rajadas pontuais superiores a 50 km/h.
Entre sábado e segunda-feira, nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, como Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Amambai e Caarapó, as mínimas devem variar entre 21°C e 23°C, com máximas entre 27°C e 35°C.
Nas regiões Pantaneira e Sudoeste, que abrangem Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Jardim, as mínimas ficam entre 23°C e 26°C e as máximas entre 29°C e 36°C.
Já nas regiões do Bolsão, Norte e Leste, incluindo Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Nova Andradina e Aparecida do Taboado, as mínimas variam entre 21°C e 24°C e as máximas entre 28°C e 34°C.
Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C, com máximas entre 27°C e 30°C.
Fonte: Campograndenews

