A SAD (Secretaria de Estado de Administração) realizou, nesta terça-feira (24), o evento “Conexões que fortalecem pessoas, saúde e desempenho”, a ação é voltada para gestores e servidores de todas as unidades de Gestão de Pessoas do Governo do Estado e reúne em torno de 200 pessoas no auditório do Bioparque Pantanal.
Com foco em melhorar os indicadores de saúde e desempenho dos servidores, o Governo do Estado inicia, com o evento, o alinhamento das ações em gestão de pessoas e do projeto de definição de protocolos para a identificação e prevenção da saúde do servidor, partindo da conexão de dados de saúde mental e gestão por competência.
Ao longo da manhã, a
médica psiquiatra Bruna Parussolo Bordon ministrou a palestra “Cuidar começa com perceber: Identificação precoce de sinais de adoecimento mental e sua prevenção”. Em seguida, a coordenadora de gestão por desempenho da SAD, Nayara Souza Nascimento, apresentou o histórico e o planejamento de 2026 em gestão por competências do Governo do Estado.
“Nosso foco em gestão de pessoas é promover a valorização do servidor, por meio do seu bem-estar e, dessa forma, garantir um bom ambiente de trabalho que favoreça a eficiência e padronização em todos os processos desenvolvidos pelos servidores públicos estaduais, seja na implementação de políticas ou realização de serviços públicos que atendem à população sul-mato-grossense”, afirma o secretário de estado de administração Frederico Felini.
A partir do decreto Decreto Nº 16.025, de 29 de setembro De 2022, que instituiu a Política de Saúde, Segurança no Trabalho e de Bem-Estar do Servidor, e a Rede de Gestão Estratégica, no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, a SAD iniciou a identificação de dados por meio de informações levantadas em um painel de dados de saúde e absenteísmo e a proposição de intervenções por meio da rede de pontos focais em saúde do servidor, nas unidades de Recursos Humanos dos órgãos estaduais.
“O primeiro passo para a construção de uma política de saúde do servidor foi a criação da Rede, em seguida estamos consolidando um diagnóstico para, agora, construir em conjunto com os servidores pontos focais de todas as unidades, ações que visem prevenir o adoecimento mental, o absenteísmo e mesmo o presenteísmo, que é a pessoa que adoece e continua no trabalho, mas tem tem seu desempenho muito impacto pelas condições de saúde”, aponta a superintendente de gestão e desenvolvimento de pessoas da SAD, Lea Maria Ribeiro.
Após o evento, a SAD segue com o planejamento em gestão de pessoas 2026, realizando oficinas até sexta-feira (27), com as temáticas de saúde, liderança e gestão por competências, bem como uma oficina sobre Adicional por Tempo de Serviço, essa última resultante do mapeamento de fluxos e processos em gestão de pessoas que a SAD realizou ao longo de 2024 e 2025, período em que foram mapeados 62 processos em conjunto com as unidades de recursos humanos de todos os órgãos estaduais.
Atualmente, o Governo do Estado tem mais de 57 mil servidores em atividade, que são responsáveis pelo atendimento à população nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e outros, além de implementar todas as políticas públicas estaduais.
“O maior ativo do Governo do Estado são os servidores. A atenção em saúde é uma estratégia fundamental para a promoção de um Estado bem sucedido e que atende às necessidades da população sul-mato-grossense. Com essas ações, estamos investindo em um desenvolvimento ainda mais sustentável e sólido para todas as pessoas de MS”, conclui Felini.
Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Fotos: Comunicação SAD
Fonte: Governo MS



