Vigia de Nazaré (PA) – Esta semana começou com boas notícias às famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural em comunidades do Pará. Na segunda-feira (2) e terça-feira (3), o ministro das Cidades, Jader Filho, realizou a entrega de 48 moradias do programa habitacional do Governo do Brasil nos municípios de Bonito, Capanema e Vigia de Nazaré, no nordeste do estado.
Em Bonito, o Ministério das Cidades entregou as chaves a 12 famílias das comunidades de Braço Seco, Mineirão, Estiva e Casa Branca. No município, foram destinadas 59 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas áreas rurais e urbanas.
Já em Capanema, foram entregues 13 moradias nas comunidades de Jacarequara e Igarapé-Apara. No município, o Ministério das Cidades já contratou mais de 700 habitações do Minha Casa, Minha Vida.

- Sebastião Costa (ao centro), junto do filho Ygor e da nora Natalia, recebeu uma das 23 moradias entregues na comunidade de Bom Jardim da Barreta, em Vigia de Nazaré. Foto: Lucas Lima
Por último, em Vigia de Nazaré, foram inauguradas 23 moradias na Vila Bom Jardim da Barreta. O município conta com 572 unidades habitacionais contratadas por meio do Minha Casa, Minha Vida, em investimento de R$ 46 milhões. Durante a cerimônia de entrega dos lares no município, o ministro Jader Filho fez a assinatura da contratação de obras de drenagem urbana no valor de R$ 15 milhões, garantidos por meio do Novo PAC. O investimento vai garantir a macrodrenagem e microdrenagem em três bairros de Vigia, dando resiliência a possíveis eventos climáticos como chuvas intensas e inundação de rios.
“Esse é o maior ciclo de contratações da história do Minha Casa, Minha Vida e do Ministério das Cidades no Pará, por isso estamos indo nas comunidades de diversos municípios, como estivemos agora em Vigia, Capanema e Bonito, para entregar essas casas para as famílias que esperaram, acreditaram e, agora, estão conquistando o sonho da casa própria. E tem um detalhe: as casas em Vigia ficaram tão boas e com tanta qualidade que estão concorrendo no Prêmio Minha Casa, Minha Vida”, comentou o ministro das Cidades, Jader Filho.

- Ministro Jader Filho junto à família da beneficiária Maria Vonicléia, moradora da Vila Braço Seco, em Bonito. Foto: Felipe Jordão
Para muitas famílias, receber as chaves de suas novas moradias marca um novo momento na vida. “Agora eu tenho um banheiro dentro de casa”, disse Maria Vonicléia Oliveira Costa, de 43 anos, lavradora e moradora da Vila Braço Seco, em Bonito, há 23 anos. Após dois anos vivendo de favor na casa do filho, depois que sua antiga moradia de barro desabou, ela recebeu as chaves da nova casa pelo Minha Casa, Minha Vida Rural.
Operada há nove meses de uma histerectomia, Maria afirma que a nova moradia representa mais dignidade e segurança, especialmente pela presença de banheiro interno, algo que não tinha antes. Na residência, ela vai morar com o marido, Geraldo Oliveira Costa, conhecido como Pinduca, e a filha Maria Grazielly, de 13 anos.
Para informações sobre como aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida, entre em contato pelo telefone: (61) 3314-6624.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades

