
As inscrições para os projetos do Programa Educação Cidadã estão abertas e podem ser acessadas pelo portal do projeto. O formulário agora é unificado para todos os programas e pode ser acessado por instituições de ensino públicas e privadas, além de Secretarias de Educação.
O Programa Educação Cidadã da Secretaria de Integridade Pública (SIP) da CGU é um conjunto de projetos que visa apoiar a comunidade escolar na reflexão sobre temas complexos e questões relacionadas à construção da cidadania e facilitar o processo de ensino-aprendizagem por meio de recursos educacionais lúdicos.
O Programa é desenvolvido pela CGU e aplicado em parceria com outros órgãos e organizações e já alcançou mais de 5 milhões de estudantes. O público-alvo do Programa são estudantes, professores e escolas da Educação Básica, incluindo os ensinos Fundamental I e II, Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os programas que estão com as inscrições abertas são:
Um por todos e Todos por um! Pela ética e cidadania
Parceria da CGU com o Instituto Maurício de Souza para fornecer materiais educativos e lúdicos que ensinam senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade para os estudantes de instituições de ensino do 1º ao 5º ano.
Game da Cidadania
Jogo gratuito que simula dilemas éticos diários vividos por adolescentes de 11 a 17 anos. A atividade pode ser baixada no celular dos próprios alunos ou em computadores da instituição de ensino.
Eu, Você a nossa cidadania
Material educativo oferecido digitalmente na plataforma AVAMEC, com atividades, vídeos e mini games com o objetivo de levar os ensinamentos sobre cidadania, para os jovens brasileiros do 6º ao 8ºano.
Turma da Cidadania
Revistas em quadrinhos didático-pedagógicas que apresentam diversas situações da realidade cotidiana das crianças e adolescentes brasileiros, vivenciadas pelos personagens da Turma. As histórias promovem a integridade, a responsabilidade cidadã e ao interesse pelo bem-estar coletivo para os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
As inscrições estão abertas de 19 de fevereiro a 30 de junho de 2026 e deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Concursos pelo Link (https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/formularios/)
15º Concurso de Desenho e Redação
O Concurso de Desenho e Redação é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa Educação Cidadã e também vai abrir suas inscrições. Neste ano, o concurso traz como tema “Fato ou Boato? O Poder da verdade na era da informação”, estimulando o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, o uso responsável das tecnologias digitais e o respeito aos valores democráticos.
Para o 15º CDR, as inscrições estarão abertas de 16 de março a 30 de junho de 2026 por meio do link https://concursos.cgu.gov.br/.
Fonte: Controladoria-Geral da União
