O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou, em Macapá (AP), do Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Programa Bolsa Verde.
Com o tema “Fortalecer a agricultura familiar do campo, das águas e da floresta”, o encontro reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, agricultores familiares, extrativistas e estudantes para apresentar resultados, debater desafios e anunciar novas parcerias voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia Legal.
Realizado entre os dias 3 e 5 de março, no Museu Sacaca, o seminário teve como foco o aprimoramento da execução do Bolsa Verde por meio da ATER, além da discussão sobre os impactos da mudança do clima na região amazônica. A iniciativa busca fortalecer estratégias de conservação ambiental associadas à geração de renda e à inclusão socioambiental.
A secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Edel Moraes, destacou a contribuição histórica das populações tradicionais para a agenda socioambiental brasileira. “Nós falamos de conservação, de manejo sustentável, de inclusão socioambiental. Há uma luta histórica que começou lá atrás e que está presente aqui no Amapá, com as primeiras reservas criadas no estado”, afirmou.
O evento contou com a participação de estudantes e representantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP), da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de entidades de classe e instituições públicas. A programação incluiu painéis temáticos, debates e apresentação de resultados, reforçando o compromisso com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão produtiva.
Durante o encontro, agricultores familiares, extrativistas e representantes de comunidades tradicionais compartilharam experiências que evidenciam os impactos da assistência técnica na produção, na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida.
Beneficiária do programa, Marizete Martins Pereira, pescadora, agricultora e artesã da Comunidade Perimirim, na Reserva Extrativista Araí-Peroba, ressaltou que as orientações técnicas contribuíram para aprimorar o manejo da agricultura familiar, da pesca e do artesanato. “Também melhorou a autoestima das mulheres da comunidade, ao orientar sobre formas de produção e autonomia feminina”, afirmou.
Entre os principais resultados apresentados, estão a expressiva participação feminina — 80% do público beneficiário é composto por mulheres —, a ampliação do acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), a inclusão das famílias no Fomento Rural, a organização coletiva para inserção em políticas públicas e mercados e a sistematização da produção nas áreas atendidas.
Atualmente, o ATER Bolsa Verde alcança cerca de 5 mil famílias em 11 unidades de conservação federais e assentamentos ambientalmente diferenciados nos estados do Amapá, Pará, Acre e Alagoas. O programa é considerado estratégico por integrar conservação ambiental, geração de renda e valorização da sociobiodiversidade, assegurando apoio técnico às famílias que vivem e protegem a floresta.
Durante o seminário, também foram formalizadas novas parcerias para ampliar a atuação da assistência técnica no estado. Uma das iniciativas integra o projeto “Extensão Agroflorestal no Amapá”, no âmbito do Programa ATER Florestas Produtivas, vinculado ao Programa Nacional de Florestas Produtivas, executado pelo MMA. A ação contemplará 850 estabelecimentos da agricultura familiar em 18 assentamentos, com foco na restauração produtiva e na implantação de sistemas agroflorestais, com investimento estimado em aproximadamente R$ 8 milhões.
Na quinta-feira (5/3), os participantes realizaram visita técnica à Reserva Extrativista do Cajari, no sul do estado, a cerca de 300 quilômetros da capital.
O evento foi promovido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em parceria com o MMA, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Também participaram da atividade o presidente da Anater, Camilo Capiberibe, além de representantes do MDA, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e lideranças de organizações sociais e de povos e comunidades tradicionais.
Bolsa Verde
Executado pelo MMA, o Bolsa Verde é referência na América Latina e no Caribe como política pública capaz de aliar conservação ambiental à distribuição de renda e ao combate à pobreza.
O programa apoia famílias em territórios tradicionais, como reservas extrativistas, florestas nacionais e assentamentos da reforma agrária, nas modalidades Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) e Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS).
A Anater, vinculada ao MDA, é responsável pela execução das ações de ATER junto às famílias beneficiárias.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

