
Marabá (PA) – O ministro das Cidades, Jader Filho, realizou, nesta quinta-feira (19), uma série de visitas a novas obras do Minha Casa, Minha Vida em Marabá, no sudeste do Pará. A cidade é uma das que possuem a maior quantidade de moradias contratadas no estado e vai ter cerca de cinco mil lares entregues até 2027, o que representa a conquista da casa própria com dignidade a mais de 20 mil moradores do município.
Jader Filho visitou as construções dos residenciais Alto Bonito I e II, Parque I e II e Mirante do Tauri II e III, que contam, no total, com 1.488 moradias do tipo apartamento. Os empreendimento estão localizados em áreas urbanas consolidadas, próximos a escolas, creches, comércios e serviços. Todas as obras estão em andamento normal e possuem previsão de conclusão para o fim de 2026.
Os seis novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida em Marabá possuem um investimento de mais de R$ 223,2 milhões do Governo do Brasil, oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Segundo o ministro Jader Filho, os novos residenciais em construção em Marabá fazem parte do novo ciclo de investimentos em habitação do Ministério das Cidades e trazem diversas novidades voltadas ao bem-estar dos futuros moradores. “Esses empreendimentos trazem as mais novas especificações do Minha Casa, Minha Vida, que são as varandas em todos os apartamentos, a implantação de bibliotecas nos residenciais, melhores e maiores espaços de lazer e convivência, centros comunitários e, temos ainda, salão de festas, churrasqueira e guarita em alguns desses habitacionais. Sem falar nas exigências de terrenos próximos a escolas, postos de saúde, comércios e afins. Com isso não entregamos apenas uma casa às pessoas, mas também o bem-estar de viver em um local com qualidade e dignidade”, comentou.
Além da garantia de que mais famílias conquistarão o sonho da casa própria, as construções geram emprego e renda em Marabá. Apenas nestas obras, são cerca de 200 empregos diretos gerados, todos com carteira assinada.

- Residenciais em construção em Marabá contam com as novidades do Minha Casa, Minha Vida, como varandas, centros comunitários, bibliotecas, salões de festas e churrasqueira. Crédito: Marcelo Camará
OBRA RETOMADA EM MARABÁ
Uma obra emblemática do Minha Casa, Minha Vida em Marabá será retomada e entregue à população após 12 anos de paralisação. Trata-se do Residencial Magalhães I e II, com 3.000 casas térreas no total.
O habitacional, que passou por um extenso processo de ocupação irregular, vai receber investimentos de R$ 232 milhões do Ministério das Cidades para a conclusão de obras de infraestrutura externa, tais como instalação de redes de drenagem pluvial, abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação e urbanização.
Além disso, serão feitas as obras de 920 moradias que não chegaram a ser iniciadas do total de 3.000 casas previstas no projeto original. “Estamos em diálogo com a Caixa para que, com essas obras novas, a retomada do Residencial Magalhães e novas seleções que vamos anunciar ainda este ano, possamos chegar a cerca de cinco mil famílias conquistando o sonho da casa própria em Marabá e ampliando a nossa meta de contratação em todo o Brasil, que é de três milhões de novas moradias”, explicou o ministro Jader Filho.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades

