UFPE recebe Cuidoteca para filhos de estudantes e trabalhadores da universidade

Estudantes e trabalhadores da Universidade Federal de Pernambuco agora contam com um espaço para deixar os filhos enquanto trabalham ou cumprem as atividades acadêmicas. A inauguração da Cuidoteca no campus Recife foi nesta quinta-feira (19.03). A iniciativa integra o Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida e tem como objetivo apoiar estudantes e trabalhadores com filhos, oferecendo um espaço seguro e gratuito para o cuidado de crianças no período noturno.

A iniciativa é resultado de parceria entre o MDS e a universidade. Com investimento de R$ 500 mil do Governo do Brasil, os recursos serão utilizados na estruturação do espaço, contratação de equipe técnica, oferta de alimentação e aquisição de materiais pedagógicos e lúdicos.

A unidade poderá atender até 40 crianças, com idades entre 3 e 10 anos, com ou sem deficiência, garantindo acolhimento, alimentação e atividades educativas em um ambiente preparado para o bem-estar infantil. A Cuidoteca funcionará no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da universidade, com atendimento das 17h às 22h, vinculado ao calendário acadêmico.

Para a diretora da secretaria nacional de Cuidados e Família do MDS, Maria Carolina Alves, o objetivo é garantir um espaço seguro, gratuito e acessível, destinado à acolhida e cuidado de crianças com deficiência e sem deficiência, enquanto as pessoas que seriam responsáveis pelos seus cuidados, mães, pais, avós, tios, que são principalmente mulheres, estão estudando, estão se qualificando, estão trabalhando no período noturno”, explicou a diretora.

As crianças terão acesso a brincadeiras, leitura, jogos e contação de histórias, além de cuidados de higiene, alimentação e descanso. A proposta é garantir o direito ao cuidado e ao brincar para as crianças, ao mesmo tempo em que amplia as condições para que mães, pais e responsáveis possam estudar, trabalhar e se qualificar.

Permanência acadêmica

A Cuidoteca atende a uma demanda da comunidade universitária, especialmente de mães e pais que precisam conciliar os estudos e o trabalho com o cuidado dos filhos. O levantamento da própria universidade aponta que parte dos estudantes possui filhos pequenos, muitos em situação de vulnerabilidade, o que pode dificultar a permanência nos cursos.

O espaço também conta com apoio de iniciativas da própria universidade, como o Grupo de Trabalho Parentalidade, o Coletivo Maternidades e projetos de extensão voltados ao cuidado e à primeira infância.

O reitor da Reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes, destacou a importância da política, principalmente para a valorização das mulheres, e que a Cuidoteca é fundamental para garantir “condições objetivas de permanência na instituição, para construir essas condições e ter uma igualdade social”.

Esta é a terceira Cuidoteca inaugurada no país e a segunda na região Nordeste. A ação faz parte da estratégia do Governo do Brasil de ampliar a oferta de serviços de cuidado, reduzindo desigualdades e garantindo mais oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade.

Estão previstas na região Nordeste, juntamente com a parceria com o programa “Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados” Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF), vinculada ao MDS, um total de 116 Cuidotecas para serem implementadas na região.

 Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome