Encontro capacitou docentes do PEC-PLE

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) realizou um encontro de capacitação docente do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). O evento ocorreu na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), entre os dias 24 e 26 de março, como um espaço de formação docente e de fortalecimento dos cursos de língua portuguesa e cultura brasileira voltados a estudantes selecionados para cursar graduação no Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com o objetivo de aprimorar as competências pedagógicas no programa. 

O PEC-PLE, institucionalizado como uma modalidade do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) pelo Decreto nº 11.923/2024, está presente em 42 instituições em todas as regiões do Brasil e oferece curso de português e cultura brasileira com duração aproximada de um ano, preparando os estudantes para o exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Nos últimos dois anos, as seleções apresentaram expressiva demanda em candidaturas para os cursos de português como língua estrangeira — 14 novas instituições aderiram ao programa. 

O encontro reuniu representantes de 40 instituições de educação superior de todas as regiões do país e contou com a condução das professoras doutoras Natália Tosatti, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Patrícia Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Juliana Schoffen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e membros do Comitê Técnico de Seleção do Celpe-Bras. Durante a oficina, foram abordados, de forma aprofundada, os aspectos teóricos e práticos do exame Celpe-Bras, além da apresentação de estratégias didático-pedagógicas aplicáveis ao contexto das instituições de educação superior participantes. 

A realização do encontro reafirma o compromisso institucional do MEC e das instituições participantes com a qualidade e a consolidação do PEC-PLE, sobretudo em um contexto de expansão do programa. A capacitação contribuiu para o alinhamento de práticas pedagógicas, o fortalecimento da rede de docentes e a qualificação da preparação dos estudantes para o Celpe-Bras, impactando diretamente sua trajetória acadêmica no PEC-G. Iniciativas dessa natureza são fundamentais para assegurar a padronização, a efetividade e a sustentabilidade do programa, bem como para ampliar sua relevância no processo de internacionalização da educação superior brasileira. 

PEC-PLE – O Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) é uma iniciativa do Governo do Brasil voltada à oferta de cursos de língua portuguesa a estudantes estrangeiros, com o objetivo de prepará-los para ingresso em cursos de graduação no Brasil no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Instituído como etapa preparatória linguística, o programa é executado por instituições de ensino superior brasileiras credenciadas, que ofertam cursos presenciais de português e promovem a imersão acadêmica e cultural dos estudantes. Sua estrutura envolve a cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as instituições participantes. O PEC-PLE é regulamentado pela Portaria MEC/MRE nº 7/2024. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação