Empresário é apontado como operador de esquema que aplicava descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.
O empresário Maurício Camisotti decidiu colaborar com as investigações conduzidas pela PF (Polícia Federal) e firmou um acordo de delação premiada após admitir envolvimento no esquema de descontos irregulares em benefícios do INSS.
Preso desde setembro, ele prestou os primeiros depoimentos no âmbito da negociação, que marca a primeira colaboração formal da Operação Sem Desconto, responsável por apurar as fraudes.
O conteúdo do acordo foi encaminhado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça, a quem caberá analisar a legalidade e decidir sobre a homologação.
Essa etapa é fundamental para que os termos tenham validade jurídica e passem a produzir efeitos no processo. Até que isso ocorra, as informações prestadas permanecem sob avaliação da corte.
Cobranças sem autorização
De acordo com as investigações, o esquema envolvia empresas e entidades que realizavam cobranças diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas — muitas vezes sem autorização —, gerando prejuízos em larga escala.
Camisotti é apontado como um dos principais operadores ou beneficiários dessas estruturas, que teriam movimentado valores bilionários ao longo dos anos.
Fonte: R7

