19 C
Ponta Porã
terça-feira, 26 de maio, 2026

PF e ICMBio desarticulam garimpos ilegais de ouro no Amazonas

Manaus/AM. A Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram conjuntamente, nesta terça-feira (26/5), para desmantelar as atividades de um garimpo ilegal de ouro na região da Estação Ecológica Juami-Japurá, no Amazonas. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prestou apoio às ações.

A operação teve como foco a localização, a identificação e a neutralização de estruturas como dragas, embarcações, escavadeiras, equipamentos de comunicação, combustível, motores e outros equipamentos utilizados na prática do garimpo ilegal de ouro. O maquinário e demais estruturas inutilizadas somam cerca de R$ 8 milhões, também tendo sido aplicados mais de R$ 1 milhão em multas.

Também foram encontrados e apreendidos entorpecentes, sendo 7,9 g de cocaína e 156,7 g de maconha, armamentos e munições, cerca de 70 g de ouro e 2,1 kg de mercúrio que seria empregado no processo de amalgamação de ouro. A operação também resultou na identificação e na neutralização de modalidade de garimpo não comum à área, do tipo “baixão”, com alto potencial de degradação ambiental. 

A estação ecológica é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, localizada no noroeste do estado, e tem como foco principal a proteção da bacia hidrográfica do Rio Juami e de ambientes associados. A região é peça fundamental na proteção da biodiversidade no bioma amazônico. A atividade garimpeira gera vários danos ambientais, especialmente sobre a mata ciliar dos cursos hídricos da região.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
[email protected]
(92) 3655-1563

 

Fonte: Polícia Federal