15.8 C
Ponta Porã
quinta-feira, 18 de junho, 2026

Japão: Chegada do navio Kasato Maru há 18 anos é celebrada na ALEMS

Outorga da Comenda do Mérito Terra do Sol Nascente aconteceu nesta quarta-feira 17/06.



A celebração dos 118 anos de Imigração Japonesa no Brasil na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi repleta de tradição, cultura e o legado de um povo que chegou no Brasil no navio Kasato Maru. Por proposição do deputado Hashioka (Republicanos), o Plenário Júlio Maia abrigou nesta quarta-feira (17) a comemoração alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, com a outorga da Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” aos homenageados.

Japão: Chegada do navio Kasato Maru há 18 anos é celebrada na ALEMS
Hashioka é o proponente da sessão solene e da comenda do mérito

Propositor da sessão solene, e da Resolução 6/2023, que instituiu a comenda entregue nesta noite de homenagens, o deputado Hashioka (Republicanos) destacou a importância da comunidade japonesa. “A Assembleia está aqui abrilhantada pela presença de vocês. Quero agradecer a todas apresentações culturais, ao embaixador que contribuiu com suas palavras para esse evento que comemora a saga de um povo, a coragem que tiveram em atravessar o oceano para chegar numa terra desconhecida e inóspita”, relatou.

“Foi um grande desafio, eles vinham naquela época com a expectativa de aqui vencer e conseguir voltar para o Japão, e acabaram se firmando aqui. Por mais que a gente homenageie e faça ações, esse legado construído por eles sempre será maior a tudo que a gente possa apresentar, o povo japonês é um exemplo de hierarquia, disciplina, orgulho, honra. É com muita alegria que sempre faço essa sessão solene”, continuou o deputado Hashioka.

O deputado Renato Câmara (Republicanos), vice-presidente da Assembleia Legislativa, ressaltou a importância de homenagear o legado do povo japonês. “A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é o poder mais democrático do Estado, e homenageando vocês hoje, estamos homenageando os valores que a comunidade nipônica representa em nosso Estado e  País”, destacou.

Japão: Chegada do navio Kasato Maru há 18 anos é celebrada na ALEMS
Mary Leny rendeu homenagem à resiliência e disciplina de seu povo

Maria Leny Adania de Sylos, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, falou sobre o legado nipônico. “Quero render homenagem aos pioneiros por nos ensinar e cultivar e manter o espírito nipônico de respeito, resiliência e perseverança, virtudes que transformaram dificuldades em superação, deixando herança de garra, disciplina, respeito aos mais velhos, cuidado com o próximo. Ao longo de mais de um século todos puderam construir uma ponte entre dois povos e duas culturas, e assim caminhamos lado a lado. Agradecemos ao deputado Hashioka pela proposição dessa comenda, e ao apoio dos demais 23, e a poder estar nesta Casa para publicamente honrar os homenageados que, em respetio aos primeiros imigrantes, trabalham com dedicação e respeito para continuar transmitindo à nova geração os princípios nipônicos herdados”, exclamou.  

Autoridades

Os Junior Mochi (MDB) e Lia Nogueira (PSDB) prestigiram a sessão solene. Entre as autoridades estava esposa de Hashioka, a deputada da 8ª, 9ª e 10ª Legislatura da Casa de Leis, Dione Hasioka, o general de brigada doutor Sergio Goya; o promotor de justiça e assessor especial Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; Nélio Shigueru Kurimori, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Dourados e presidente da Associação Cultural Nipobrasileira Sul-Mato-Grossense e Glaucio Hashimoto, presidente da Associação Campograndense de Beisebol.

Homenageados

A Comenda do Mérito Terra do Sol Nascente é destinada à pessoas e entidades que têm contribuído de forma destacada para a difusão, o desenvolvimento e manutenção da cultura japonesa no Estado. Receberam a honraria Linda Missako Hayakawa Simada Komori, Tomiko Ohara Anze, Edvaldo Arakaki, Eliza Goya Kohatsu, Mario Seiti Shiraishi, Rogério Yuichi Ono, Nelson Hokama (in memoriam), Dr. Jorge Nagata Júnior, Marcos Sulivan Seitti Teruya, Ailton Kaname Nakamura, Americo Yamamoto, Antônio Kikuo Kurose, Carlos Augusto Arakaki, Eiji Kanezaki, Elizeth Akemi Sumioka, Jorge Massashigue Kaku e Jorge Tetsuo Taira,

Também foram agraciados com comenda Kayo Esaki, Lídia Masako Kohakura (in memoriam), Luiza Nobuko Okamura, Marcelo Teruo Shiguematsu, Mario Yasujiro Higa (Jiró), Mauro Marcio Sakai, Minakjo Furuta, Nanci Tokeshi Tiguman, Nozomu Esaki, Priscilla Caroline Muta, Regina Nuruki, Reinado Issao Kurokawa, Roberto S. Uehara, Rosalina Satie Furucho, Satoshi Ito, Sérgio Goya, Sérgio Longen, Shiguero Nakano, Sueli Yamasato e Thereza Hiroko Rohwedder.

Japão: Chegada do navio Kasato Maru há 18 anos é celebrada na ALEMS
Sérgio Longen falou em nome dos homenageados 

O cônsul honorário do Japão em Campo Grande, Sérgio Longen, falou em nome dos homenageados. “Ao longo de mais de um século, os imigrantes japoneses e seus descendentes deixaram um legado de trabalho, dedicação, respeito, disciplina e compromisso com as futuras gerações, valores que contribuíram para o desenvolvimento econômico social e cultural do brasil especialmente para o nosso Mato grosso do Sul. Tem participação marcante em várias áreas, essa homenagem é mais do que justa, reconhece pessoas e famílias que ajudaram a construir a história de do Estado”, ressaltou.

Sons

Japão: Chegada do navio Kasato Maru há 18 anos é celebrada na ALEMS
Entre os sons apresentados, os tambores se destacaram na festividade

As apresentações culturais foram cheias de ritmo, iniciando com interpretação de hinos pelo Coral da Associação Esportiva e Cultural Nipo-brasileira de Campo Grande, regido pela maestrina Keyla Lima Brito. Já o Grupo Sakurá, da Associação Nipo de Campo Grande encantou com seu colorido nas crianças a partir de 1 ano e seis meses.

O grupo Kariyushi Eisá Daiko demonstrou a dança cultural com tambores originário da ilha de Okinawa, com costumes, tradições e história próprias que diferem do resto do Japão. Também de Okinawa, foi exibida pelo grupo Takaryu Hananokai, a dança tradicional. O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que significa “tambores festivos do reino de ryukyu”, fundado em Okinawa, trouxe o som dos tambores para o plenário novamente. O cantor Crystian Proença, especialista no instrumento tradicional sanshin, professor e intérprete da cultura de Okinawa, fechou a programação cultural da noite.



Fonte: Agência ALEMS: