19.6 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Termina hoje (26) prazo para participar da lista de espera do Sisu+

Os candidatos interessados em participar da lista de espera do Sisu+, etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), devem manifestar o interesse até esta sexta-feira, 26 de junho, no Portal Único de Acesso. O Ministério da Educação (MEC) oferta, nesta edição do Sisu+, 9.436 vagas disponíveis em 34 instituições públicas de educação superior. 

O candidato selecionado na lista de espera deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado, observando os dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição em seu edital próprio.    

De acordo com o Edital nº 36/2026, a seleção do estudante assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, mas a matrícula está condicionada à comprovação junto à instituição do atendimento dos requisitos legais e regulamentares.  

Veja o cronograma abaixo:

cronograma
.

Sisu+ – O programa integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior, contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis, e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação.

A participação é voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a adesão por meio do termo. A tendência é que o Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção.

O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes, incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país, de modo a ampliar a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação