24 C
Ponta Porã
quinta-feira, 1 de outubro, 2026

MS pode ter tempestades durante todo o fim de semana

Em Campo Grande, a temperatura pode variar entre 18°C e 25°C, com chuva.

Mato Grosso do Sul pode ter tempestades durante todo o fim de semana. Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a tendência é de chuva em todo o Estado, entre esta sexta (2) e segunda-feira (5).

Nesta sexta, a atuação fraca de uma massa de ar frio sobre MS deve manter as temperaturas amenas, com mínimas que chegam a 15°C. As temperaturas podem subir ao longo do dia, com máximas de 32°C, sobretudo nas regiões sudoeste e pantaneira. Em Campo Grande, a temperatura pode variar entre 18°C e 25°C, com chuva.

Já no sábado (3), o tempo deve ser mais estável no Estado e os termômetros podem marcar até 36°C. Devido às condições típicas da primavera, com aumento do aquecimento e disponibilidade de umidade, aumenta a possibilidade de chuvas e tempestades isoladas, principalmente durante a tarde e à noite.

No domingo (4) e na segunda (5), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada a uma cavado meteorológico e ao intenso transporte de ar quente e úmido, faz as instabilidades atmosféricas voltarem a crescer em Mato Grosso do Sul. Em alguns pontos, podem ocorrer chuvas de forma intensa, com mais de 50 mm em 24 horas.

Alerta de tempestades

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), MS tem alertas de tempestades válidos entre quinta (1º) e domingo (4), de classificações amarela e laranja. Nesta quinta, as regiões pantaneira, norte e do Bolsão podem ter chuva de até 100 mm ao dia e ventos de 100 km/h.

Já no domingo, o alerta laranja contempla, principalmente, as regiões sudoeste, sul-fronteira e cone-sul. Os demais avisos, até o momento, são amarelos, de ‘perigo potencial’. Podem ocorrer chuvas de 20 e 30 milímetros por hora e até 50 mm ao longo do dia.

Fonte: Midiamax