27 C
Ponta Porã
sexta-feira, 2 de outubro, 2026

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elege Pedro Chaves como novo presidente

O educador, ex-senador, palestrante e escritor Pedro Chaves dos Santos Filho foi escolhido para a presidência no triênio 2026-2029.

A ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) elegeu um novo presidente nesta quinta-feira (1º), em Campo Grande. O educador, ex-senador, palestrante e escritor Pedro Chaves dos Santos Filho foi escolhido para a presidência no triênio 2026-2029.

Pedro ocupa a cadeira 19 da instituição e substituirá Henrique Alberto de Medeiros Filho, que presidiu a Academia por nove anos. A solenidade de posse está marcada para o próximo dia 30 de outubro, no auditório da ASL, na Capital.

Nesta quinta-feira, vários acadêmicos estiveram na ASL e votaram presencialmente na Assembleia para a eleição que definiu Pedro Chaves como novo presidente.

Além dele, a nova diretoria tem como vice Marisa Serrano; Lucilene Machado como secretária-geral; Sérgio Manoel da Cruz como secretário; Samuel Medeiros como 1º tesoureiro; e Américo Calheiros como 2º tesoureiro.

Uma das casas culturais mais importantes do Estado de Mato Grosso do Sul, a Academia de Letras foi criada em 1971 e suas atividades movimentam a literatura e artes diversas no Estado.

Atualmente, a ASL mantém importantes programas literoculturais, como o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso”.

Mantém ainda o “Chá Acadêmico”, apresentando palestras de interesse da sociedade, as Rodas Literárias, o projeto Leituras & Conversas, o “Suplemento Cultural”, caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país, a “Revista da ASL”, entre outros.

Fonte: Midiamax