As entregas reforçam a preocupação e o comprometimento da instituição financeira cooperativa com a comunidade.
19/02/2019 13h20 – DN
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, bem como promover os valores de cooperação, cidadania e apoiar projetos sociais do município, a agência Ponta Porã da Sicredi Centro-Sul MS, realizou diversas doações para instituições da comunidade. As entregas reforçam a preocupação e o comprometimento da instituição financeira cooperativa com a comunidade.
As doações são provenientes dos recursos do Fundo Social, criado em deliberação na assembleia geral e calculado com base no resultado da agência relativo ao exercício anterior, com o intuito de apoiar ações locais e projetos sociais da comunidade.
Em 2018, foram investidos cerca de R$ 74.000,00 em projetos de cunho educacional, cultural, esportivo e de assistência social. A comissão que definiu os projetos que foram atendidos é formada pelos coordenadores de núcleo, representantes dos associados, considerando o recurso disponível para a agência.
Entre as instituições beneficiadas no ano passado estavam: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ponta Porã com a instalação de um Playground, reforma e pintura das instalações onde recebem os alunos e, também, reforma da Residência Inclusiva São João Batista, instituição ligada a Apae e que abriga meninos órfãos com deficiência intelectual e múltipla. O ESF (Estratégia da Saúde Familiar) Zeneida Terra de Siqueira, equipe Kamel Saad, recebeu a doação de 15 aparelhos de HGT, 50 aparelhos de aferir pressão, que foram entregues aos pacientes cadastrados, além de 1 detector fetal portátil e 2 oxímetros para ser utilizado no posto de saúde.
A Polícia Militar de Ponta Porã também recebeu a reforma de 7 viaturas que são utilizadas para rondas e atendimento em ocorrências por toda a cidade. Outra instituição beneficiada foi a Associação Assentamento Itamarati Gerando Vidas que recebeu 20 jogos de mesas com cadeiras em plástico. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vinculo do Idoso – SCFVI CONVIVER recebeu a doação de 250 camisetas para utilizar nas aulas de ginástica.
A Ascar (Ação Social Cristã Anjos de Resgate) foi outra instituição assistida com os recursos do Fundo Social e recebeu a doação de 1 projetor e 1 caixa de som para utilização em palestras educativas e realizada a instalação de 1 ar condicionado. O Núcleo Espírita Ismael recebeu 1 máquina de costura overloque e 2 máquinas de costura reta, que serão utilizadas para ofertar cursos gratuitos às pessoas carentes. A ACV (Associação Calvoso Voleibol) também recebeu a doação de rede para treinamento, pranchetas táticas, carrinho para carregar bolas e uniformes para jogo.
A Casa de acolhimento Alfredo Félix Pulush também recebeu doações do Fundo Social em Ponta Porã com colchoes e geladeira. O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) também recebeu a doação para apoio a Semana de Ciência e Tecnologia de 2018, com camisetas, premiações e divulgação do evento. E a Rede Feminina de Combate ao Câncer Malvina Monteiro recebeu a doação de 20 bonés e 46 camisetas para utilizarem em eventos que promovem.
Todas estas doações, além de levar conforto e qualidade no atendimento das pessoas que estão sendo assistidas pelas instituições, mostra que o cooperativismo vai muito além de uma alternativa para o desenvolvimento econômico e uma instituição financeira, e sim que possui o seu ideal solidário, de respeito e zelo pela vida.
De acordo com a gerente da agência, Sueli de Azevedo Almeida, a Cooperativa é parceira de ações que desenvolvam o bem-estar da comunidade. “Temos em nossa essência a cooperação e a preocupação com a comunidade e a região. Contribuir com ações sociais enfatiza que o Sicredi é uma instituição feita de pessoas e para pessoas”, finaliza a gerente.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 24 municípios da região sul do Estado: Amambai, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 77 mil associados atendidos pela Cooperativa.





