30 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioNotíciasMetade dos deputados querem vaga no Executivo municipal

Metade dos deputados querem vaga no Executivo municipal

Pelo menos oito são contados para disputar prefeitura da Capital

04/08/2019 06h – Correio do Estado

O ritmo das articulações para a disputa das eleições municipais aumentou nas últimas semanas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A um ano das convenções partidárias – quando serão oficializados os nomes para a disputa as prefeituras- pelo menos 12 deputados estaduais já estão com seus nomes a disposição para a disputa.

As pré-candidaturas colocadas no estágio atual não têm valor jurídico. São o resultado de movimentações de políticos e partidos que, em muitos casos, apresentam nomes para verificarem a aceitação que eles podem ter diante dos eleitores. Como os deputados estão com a imagem mais fresca, pois disputar um pleito recentemente, eles colocam seus nomes para fortalecer ainda mais sua imagem perante ao eleitor.

Dentre os deputados estaduais que já colocaram os nomes a disposição para disputar a majoritária em Campo Grande estão: Antônio Vaz (PRB), Cabo Almi(PT),Capitão Contar(PSL), Coronel Davi(PSL),Herculano Borges , Jamilson Name(PDT), Lucas de Lima (SD),Marcio Fernandes(MDB).

Já no segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul- Dourados- têm três parlamentares querendo o cargo de prefeito nas eleições do ano que vem. Marçal Filho (PSDB), Renato Câmara (MDB) e José Carlos Barbosa, o Barbosinha. Em Naviraí, o tucano Onevan de Matos está na disputa pela prefeitura.

A maioria desses parlamentares fazem parte da base aliada do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que em Campo Grande fez um acordo de cavalheiros com o atual prefeito Marcos Trad (PSD) que em troca do apoio de Trad para a reeleição de Azambuja o tucano faria o mesmo nas eleições de 2020.

O governador já disse que vai ficar neutro na disputa das prefeituras em que sua base aliada estiver disputando. “Nós temos que manter o diálogo com os aliados, mas em alguns lugares vai ser impossível até porque você vai respeitar a vontade local. Então tem lugar que não vão conseguir juntar no palanque quem nos acompanhou em 2018. Aí o que vai ter nosso a neutralidade”, explica Azambuja.

Na segunda quinzena de julho de 2020, as convenções partidárias definirão os nomes dos candidatos a prefeito e a vereador para a campanha que começa no início de agosto. Apenas se houver alguma mudança na legislação até outubro o calendário eleitoral poderá sofrer alterações. Por enquanto, o Congresso não discute mudanças nas regras eleitorais, embora já haja expectativa de aumento do valor do fundo eleitoral.

Três deputados são nomes para disputar prefeitura de Dourados - Foto: Divulgação