O Programa existe na área do 4º BPM deste o ano de 2005 e já formou quase 18.000 (dezoito mil) alunos nos municípios de atuação
12/12/2019 14h40 – DN
A Polícia Militar do 4° BPM, através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) encerrou as atividades do ano de 2019 com 100% das escolas públicas atendidas nos municípios de Ponta Porã e Aral Moreira, totalizando mais de 1.700 alunos que assumiram o compromisso de resistirem às pressões das drogas e da violência.
O Programa existe na área do 4º BPM deste o ano de 2005 e já formou quase 18.000 (dezoito mil) alunos nos municípios de atuação, graças à parceria da Polícia Militar, das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios, do Ministério Público Estadual, da família e das escolas. As aulas são ministradas por Policiais Militares uma vez por semana com a presença do professor, onde são discutidas formas de dizer não às drogas e à violência, de controlar a tensão e compreender que todas as escolhas geram consequências, bem como o aluno é capaz de reconhecer os efeitos causados pelas drogas, tanto na saúde como na sociedade e na família.
O Proerd esteve presente em escolas urbanas e rurais, dentre estas, a maior escola Rural Estadual de Mato Grosso do Sul – Escola Nova Itamarati, sendo formados quase duzentos alunos no primeiro semestre, além de duas escolas no Distrito de Sanga Puitã, município de Ponta Porã.
Em fato inovador, o Programa promoveu formaturas em áreas mais distantes que também foram contemplados pelo programa, sendo estas: Escola Municipal Rural Graça de Deus e Escola Municipal Rural Osvaldo de Almeida Matos, distrito de Cabeceira do Apa ambas em Ponta Porã.
Os alunos das escolas Estaduais receberam a camiseta do Proerd doadas pela Cooperativa de Crédito Sicredi, que também fez a doação das premiações para as melhores redações, sendo o prêmio uma bicicleta.
Na área urbana de Ponta Porã foram atendidas todas as escolas estaduais e municipais, além de parceria com escolas privadas: Mape, Elite, CEMA, e Ceps, sendo nestas as aulas realizadas nos quintos anos e na Educação Infantil.
Em Aral Moreira as aulas foram realizadas em todas as escolas, formando alunos dos quintos anos e da Educação Infantil, além de atender os distritos de Vila Marques, Rio Verde, São Luiz, Assentamento Santa Catarina e Aldeia Indígena Guasuty, sendo nesta as aulas ministradas em guarani para maior interação da comunidade indígena, a formatura ocorreu no salão paroquial da cidade no último dia 6 e reuniu todos os alunos formandos e seus familiares que puderam participar de uma grande festa organizada pela secretaria municipal de Educação.
