10.3 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Leia: Coluna do Clóvis Segóvia

30/06/2014 14h40

Uma pesquisa, e um telefonema histórico!

Divulgação

Uma pesquisa, e um telefonema histórico!

Outubro está longe! Mas já começamos a presenciar movimentações políticas em nossa cidade. Semana passada, fui parado na rua por uma moça que fazia pesquisa, acabei sendo gentil e respondi todas as suas questões. Me perguntou pra quem votaria para Deputado Estadual, Federal, e Governador. O que me chamou a atenção desta pesquisa, é que para Deputados Estaduais, a moça deixou de citar um nome forte da região. E para Federal, deixou de citar os nomes dos candidatos da nossa cidade. O que isso quer dizer? Que se trata de uma pesquisa encomendada, e com algum interesse, é claro!

E isto é errado? Não sei dizer! Não sei qual a real finalidade da pesquisa, daquela moça loira que estava na Marechal Floriano, numa Terça a tarde. Quem sabe a pesquisa foi filtrada, apenas com nomes de adversários escolhidos a dedo, para saber exatamente seu percentual, e mapear o seu eleitor. E assim, essa pesquisa parar na mesa de um poderoso homem, para ser analisada da melhor maneira possível, estudada, e colocada em prática toda “arte de guerra”. Ou talvez esta pesquisa seja apenas tendenciosa, e quem sabe até maldosa (já que deixou de citar nomes) com os demais candidatos.

Estranho também, é que no meio dos candidatos a Deputados Estaduais (sendo 5 da cidade), a moça insistia em falar de um nome de fora (o único inclusive). E nesta conversa de uns 10 minutos que tivemos, ela deve ter o mencionado umas 6 vezes. Em um determinado momento, eu até indaguei; “Caramba, de novo esse cara?” Ela olhou para o tablet e sorriu.

O engraçado foi quando me perguntou para quem votaria para Governador. Respondi imediatamente, sem ela ter tempo de dizer quem estava na lista. Seu olhar foi de surpresa, deve ter pensado; “Esse menino está por dentro do assunto”. Na verdade, sempre estive! Apesar de não ter pretensões políticas, por motivos de forças maiores, como meu grande sonho de ir embora para São Paulo, e se tornar comediante por aquelas bandas. Sempre estive ligado na política. Acho que é nossa obrigação enquanto sociedade, eleitores e pagadores de impostos, saber o que esses engravatados estão fazendo (já disse isso num texto anterior) com a nossa grana.

Sempre foi assim, quando eu tinha apenas 14 anos comecei a acompanhar a TV Senado (juro pra vocês, quem com 14 anos e em sã conciência assiste TV Senado?) . E coincidentemente o Presidente da Casa na época era o nosso conterrâneo, e saudoso Ramez Tebet. Estudava de manhã no Calvoso, e a tarde colocava no canal 22 da TV e acompanhava as sessões. Muita das vezes nem entendia o que os caras estavam falando. Uma linguagem difícil, e ao mesmo tempo segura. Me chamava a atenção aquilo. Nos intervalos, aparecia uma propaganda de cada Senador, e o numero de seu Gabinete. Certa vez, resolvi ligar para o Gabinete do seu Ramez, e fiz uma pergunta nada ver, apesar disso, a moça que me atendeu anotou minha pergunta, e o numero de casa, e disse que em breve entraria em contato para responder minha duvida.

Passado algum tempo, estávamos almoçando, o telefone de casa toca, minha mãe se levanta para atender, e adivinha quem era do outro lado da linha? O Presidente do Senado Federal,

Senador Ramez Tebet em pessoa, querendo falar com o menino de apenas 14 anos que havia ligado em seu Gabinete. Atendi tremendo, e muito nervoso. Ele foi muito receptivo; “Fala Clóvis, tudo bem com você?”. Conversamos por uns 3 ou 4 minutos, e no final, me disse que estava feliz em saber que um sul-mato-grossense, com tão pouca idade o acompanhava. Despedi-me do seu Ramez, e naquele mesmo ano de 2002, ele foi reeleito Senador pelo Mato Grosso do Sul. E por essa ligação, nem é preciso dizer que minha família em peso votou nele né?

Gosto de política, e talvez vocês vão me ver dando “pitacos” sobre as eleições deste ano. Não nesta Coluna, a Coluna do Segóvia não servirá de palanque para ninguém! Mas nos debates pelas ruas, rodas de tereré, cafezinho na padaria, e cerveja entre amigos, com certeza! E fiquem atentos nesses candidatos, tem uns aí que são apenas “sanguessugas” da sociedade.

Um grande abraço!

Por: Clóvis Segóvia, estudante de Publicidade, Comediante Stand Up, e colunista dos sites: Che Fronteira e Pontaporainforma. E do JORNAL REGIONAL. Toda segunda, aqui!

Foto: Divulgação