Campeão brasileiro de 2018 impulsiona pôquer no Mato Grosso do Sul

Saulo Sabioni, de Campo Grande, é também bicampeão do evento principal do BSOP, e será um dos destaques da etapa de abertura da temporada 2020, em Brasília

21/01/2020 13h10 – DN

Saulo Sabioni, campeão brasileiro de pôquer de 2018, é um dos destaques da etapa de abertura da temporada 2020 da competição nacional, em Brasília, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro – o atleta de Campo Grande, que também venceu o Main Event (torneio principal) do BSOP Millions (São Paulo) de 2017 e do BSOP Natal do ano passado, projeta a força do esporte na região Centro-Oeste.

Primeiro bicampeão de Main Events do Campeonato Brasileiro de Pôquer, Saulo é um dos indutores da disseminação da modalidade no Mato Grosso do Sul: “Desde 2017 [ano em que ganhou o torneio principal do BSOP Millions e o prêmio de R$ 1.067.150,00], muitos jogadores da nossa região passaram a frequentar a competição”, declarou. “Tenho muito orgulho do Mato Grosso do Sul e do respeito que os jogadores da região têm por mim.”

Bacharel em Direito, Saulo começou sua carreira como microempresário e chegou a trabalhar por mais de cinco anos na área comercial, dos quais dois anos na gerência de uma empresa de Campo Grande. O trabalho o motivava, porém, com o sucesso no esporte, optou pela profissionalização, e há quatro anos se dedica integralmente ao pôquer.

Depois do auge em 2018, com o título de campeão brasileiro e o bicampeonato no Main Event do BSOP (Brazilian Series of Poker), Saulo não conseguiu repetir no ano passado os resultados expressivos. “Dos últimos anos, 2019 foi o pior em resultados”, admitiu. Porém, o competidor ressalta sua evolução, tanto como jogador quanto gestor de uma equipe – Saulo é sócio de Lincoln Freitas no Suits Team, time de pôquer online. “Sabia que seria muito difícil manter os resultados: 2017 e 2018 foram surreais.”

Saulo destaca que a temporada 2020 do BSOP está mobilizando jogadores sul-mato-grossenses, e projeta uma participação expressiva dos atletas ‘locais’ nas etapas programadas. A abertura do 15º Campeonato Brasileiro de Pôquer será em Brasília, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, no Hotel Royal Tulip Alvorada Brasília, um resort na margem do Lago Paranoá, vizinho do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência de República.

A competição é um dos eventos que integram as celebrações dos 60 anos de fundação do capital do País, e tem o apoio oficial da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “A galera está muito animada com BSOP 2020. Alguns já compraram passagens aéreas para as etapas já divulgadas. Isso me deixa muito feliz porque há alguns anos quase ninguém participava”, pontuou.

Com a experiência de participação em competições no exterior, Saulo destaca a força do esporte da mente no Brasil. “O pôquer está em boas mãos, o trabalho vem sendo muito bem feito”, frisou. “O Brasil está muito bem, não apenas na qualidade dos jogadores, mas na organização em geral.”

Saulo faz questão de enaltecer a importância do seu pai, que morreu em 2018 quando o bicampeão participava do Campeonato Brasileiro de Pôquer por Equipes pelo time do MS. A trajetória vitoriosa no esporte passou pelo apoio em casa: “Falar do meu pai sempre me emociona. No começo ele não apoiou tanto, mas quando entendeu como funcionava [o esporte] foi uma das pessoas que mais me incentivaram. Sempre mostrava para a família os meus resultados. Ele era um cara muito fechado, e vê-lo fazendo isso me emocionava.”

Campeão brasileiro de 2018 impulsiona pôquer no Mato Grosso do Sul