12.8 C
Ponta Porã
sábado, 17 de outubro, 2026

A magia da Páscoa na região Centro-Oeste

22/03/2016 14h40

A magia da Páscoa na região Centro-Oeste

Páscoa é igual no Brasil inteiro? De jeito nenhum! Em cada canto do País ela tem um “sotaque”.

Divulgação: Dora Nunes

Páscoa é igual no Brasil inteiro? De jeito nenhum! Em cada canto do País ela tem um “sotaque”. Para descobrir mais sobre essas peculiaridades regionais, o jornalista Marcelo Duarte, autor da série O Guia dos Curiosos, e a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) realizaram uma pesquisa inédita e apresentam a seguir curiosidades sobre a festividade na região Centro-Oeste. Confira:

Cidade às escuras – a Procissão do Fogaréu acontece anualmente durante a Semana Santa na Cidade de Goiás (GO), a 142 quilômetros da capital Goiânia. Trata-se de um ritual que teve início na cidade em 1745 e revive a paixão e morte de Jesus Cristo. Cerca de 20 mil fiéis chegam a participar da procissão. À meia-noite da quinta para sexta-feira santa, 500 homens com tochas saem em procissão da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, acompanhados pelos sons de tambores. São acompanhados de 40 farricocos, homens com túnicas coloridas e brilhantes. Eles usam capuzes pontiagudos, apenas com aberturas para os olhos. Representam os soldados que prenderam Jesus. A cidade fica completamente às escuras. A primeira parada, na Igreja do Rosário, representa a Última Ceia. O destino final é a Igreja de São Francisco, que representa o Monte das Oliveiras, local da crucificação.

Encenações – na Semana Santa, as ruas do centro histórico e os casarões do século XVIII de Pirenópolis (GO) são palco das encenações dos rituais da morte e da ressurreição de Cristo. O destaque fica por conta das belas imagens e dos paramentos usados pelos fieis nas procissões.

Chipa – pela proximidade com o Paraguai e também pelos vários centros de tradições paraguaias espalhadas pelas cidades do estado, o Mato Grosso Sul colocou no cardápio do feriado cristão a famosa chipa, uma versão do pão-de-queijo, só que temperado com ervas, e a sopa paraguaia – na verdade, uma torta à base de milho.

Crédito: Marcelo Duarte, jornalista e autor da série “O Guia dos Curiosos”, em parceria com ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).