19.4 C
Ponta Porã
sexta-feira, 29 de março, 2024
InícioEloir VieiraA parábola do Semeador, por Eloir Vieira

A parábola do Semeador, por Eloir Vieira

“Escutai-vós, pois, a parábola do semeador” (Mt 13.18).

A parábola do semeador, está escrita nos evangelhos de Mateus 13; Marcos 4; e Lucas 8. Jesus prega esta parábola e explica seu significado, demonstrando a interferência direta do maligno na vida do ser humano para impedir seu relacionamento com Deus!

Jesus mandou escutar a parábola do semeador (Mt 13.18): “Tendo Jesus saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar. E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mt 13.1-9).

Jesus explica o significado da parábola, revelando um mistério que acontece no campo espiritual, que muitas pessoas não entendem, e são diretamente cegadas para não crer, ou para esquecer o que ouviu depois de algum tempo: “Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus; e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; e os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam; e a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança” (Lc 8.11-15).

Conclusão: O primeiro é alguém que ouve a palavra, e o inimigo apaga do seu coração para que não creia e não se salve; a pessoa ouve e fica indiferente! O segundo é o pecador que recebe de bom grado a palavra, mas, vindo as tentações, é vencido e continua como antes! O terceiro refere-se a pessoas que ouvem a Palavra e seguem a religião com a comunidade cristã; mas, por darem mais importância às coisas desta vida, não produzem nada para o reino de Deus; são crentes de aparência! O quarto e último, (as sementes que caíram em terra fértil, dando frutos 30-60 e 100%), são as pessoas que creram e perseveraram na fé, fazendo a obra de Deus até o fim! Exemplo do apóstolo Paulo que entregou sua vida por amor ao Senhor e ao seu evangelho: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2ªTm 4.7). Deus abençoe!

Por: Eloir Vieira