14.8 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioEloir VieiraA parábola do Trigo e do Joio, por Eloir Vieira

A parábola do Trigo e do Joio, por Eloir Vieira

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt 13.30).

Jesus, ensina sobre o Reino: “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt 13.24-30).

O próprio Senhor Jesus, explica a parábola: “Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mt 13.36-43).

O Filho do Homem: Jesus, semeou servos no mundo, que são a boa semente. Trabalham humildemente, gerando bons frutos para o Reino. Entretanto, o diabo semeou no mundo, obreiros fraudulentos, falsos pastores, falsos apóstolos, falsos mestres que, crescem juntos com os servos de Cristo. E estes, causam escândalos e cometem pecados. Jesus mandou deixar assim; no fim dos tempos, eles serão arrancados e eliminados; prevalecendo somente os servos do Senhor Jesus Cristo.

O joio, além de não servir para alimento, seus frutos são infestados por fungos que prejudicam as plantações ao seu redor. Na colheita, o joio é arrancado, separado do trigo e queimado; e o trigo é armazenado no celeiro; assim será no fim dos tempos: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mt 13.41-43).

Aprendemos que, no mundo, tem servos de Jesus Cristo, e servos do diabo! Assim como pelos frutos se conhece a árvore, pelas práticas se conhece quem é de Cristo!

Eloir Vieira