A Advocacia-Geral da União (AGU) foi destaque na 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, realizada em 24 de novembro, que reconhece projetos e iniciativas inovadoras em tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas ao Ecossistema de Justiça.
Na categoria Inovação Tecnológica, a AGU conquistou o 1º lugar com o Gerador de Modelos, ferramenta desenvolvida para otimizar fluxos e modelos institucionais. A premiação também concedeu menção honrosa ao ministro Jorge Rodrigo Araújo Messias, pelo incentivo à cultura de inovação na instituição.
O Ger@AGU é uma solução tecnológica desenvolvida pela Consultoria-Geral da União que automatiza a elaboração de artefatos de licitação por meio de uma árvore decisória inteligente. Lançada em dezembro de 2024, a ferramenta gera editais completos e padronizados conforme as escolhas do gestor, como modalidade, critério de julgamento e modo de disputa, reduzindo falhas, aumentando a segurança jurídica e acelerando todo o processo. A base de dados do sistema utiliza modelos de instrumentos previamente aprovados pela Câmara Nacional de Modelos de Licitações e Contratos Administrativos da CONUNI/CGU. Além disso, registra todas as decisões tomadas em documento próprio, garantindo transparência e controle interno.
De acordo com Waldemir Ferrarez, Advogado da União que recebeu a premiação em nome da Consultoria-Geral da União, desde o seu lançamento, o Ger@AGU tem apresentado resultados expressivos. “Gestores públicos de todo o país já utilizaram a ferramenta para gerar quase 9 mil minutas de editais, provenientes de cerca de 3 mil órgãos distintos. A ampla adesão demonstra a confiança na solução, sua capacidade de apoiar rotinas administrativas complexas e o impacto concreto na modernização das contratações públicas, consolidando o Ger@AGU como uma referência nacional em inovação aplicada à gestão”, pontua.
A AGU ainda obteve destaque nas categorias voltadas à gestão e tecnologia. O advogado da União Francisco Alexandre Colares Melo Carlos recebeu o prêmio na categoria Executivo de Inovação. Já Álvaro da Costa Rondon Neto, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, venceu na categoria Executivo de Tecnologia. Na categoria Liderança Exponencial, o contemplado foi o procurador federal Leopoldo Muraro.
Confira aqui a premiação completa
Premiados na AGU
1º lugar: Gerador de Modelos (AGU)
Menção Honrosa
Ministro Jorge Rodrigo Araújo Messias (AGU)
Executivo de Inovação
Francisco Alexandre Colares Melo Carlos – Advogado da União
Executivo de Tecnologia
Álvaro da Costa Rondon Neto – Diretor de TI (AGU)
Liderança Exponencial
Leopoldo Muraro – Procurador federal
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
Fonte: Advocacia-Geral da União


