A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio do seu Laboratório de Inovação (Labori), lançou o Edital de Chamamento nº 001/2025 para instituições públicas e privadas interessadas em firmar parcerias para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica com a AGU.
O edital prevê, entre outros temas, cooperação em áreas como transformação digital, desenvolvimento de tecnologias, capacitação e pesquisa voltadas à modernização dos serviços jurídicos públicos.
A iniciativa integra as ações da Caravana de Inovação, projeto da AGU que visa impulsionar a cultura da inovação na advocacia pública brasileira.
O anúncio não prevê repasse de recursos e tem como objetivo formar um banco de propostas qualificadas, que poderão ser utilizadas futuramente pela instituição.
“Estamos criando um espaço estratégico para reunir ideias que fortaleçam a AGU. Mesmo que uma proposta não seja usada agora, ela pode ser reaproveitada no futuro, de acordo com as necessidades da instituição”, explica o coordenador do Labori, Bruno Portela.
O edital foi lançado concomitantemente à realização da primeira fase das Caravanas de Inovação, que acontece até o dia 9 de maio em Fortaleza (CE). Desde o início de abril, mais de 150 procuradores estaduais e municipais do Ceará participam de encontros virtuais com apresentações, rodadas de conversa e facilitações de projetos e desafios de inovação.
Desses encontros sairão projetos para serem desenvolvidos pelos procuradores cearenses com o apoio da AGU e das empresas selecionadas pelo edital.
“Esse edital reforça o compromisso da AGU com uma atuação mais dinâmica, moderna e colaborativa, sempre a serviço de uma advocacia pública mais próxima do cidadão”, diz Portela.
Saiba mais sobre as Caravanas de Inovação
https://www.gov.br/agu/pt-br/assuntos-1/labori/caravanas_de_inovacao/caravanas-de-inovacao
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
Fonte: Advocacia-Geral da União