Nesta quarta-feira (7/5) começa em Fortaleza a fase presencial da Caravana de Inovação, um evento capitaneado pelo Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU) que pretende elevar a advocacia pública brasileira a um estágio de desenvolvimento compatível com os desafios do século XXI.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, participa da cerimônia de abertura das Caravanas, que acontece na Ala Leste do auditório no Centro de Eventos do Estado, juntamente com o governador do Ceará, Elmano de Feitas, e dos pesidentes das Procuradorias do estado e do município de Fortaleza.
Iniciado há um mês, em ambiente virtual, o projeto tem como objetivo estimular a cultura da inovação nas procuradorias estaduais e municipais de todo o País. A ideia é criar uma rede de colaboração que reúna as experiências que vêm sendo desenvolvidas pelas procuradorias públicas no campo da tecnologia, da gestão de dados e na aplicação de ferramentas como, por exemplo, a Inteligência Artificial. Para isso, a AGU traçou uma rota que se inicia no Ceará e que vai passar por outros 10 estados.
Revolução
Segundo o coordenador do Labori/AGU, Bruno Portela, a advocacia pública vem buscando usar a tecnologia para se aperfeiçoar e agilizar seus processos, mas a AGU acumulou uma expertise única que agora vai dividir com outros órgãos. “O Brasil tem 83 milhões de processos judiciais. Só pela AGU passam 23 milhões de processos por ano. Por conta da nossa importância estratégica, conseguimos desenvolver mecanismos, ferramentas e plataformas que otimizaram nosso trabalho e nossos resultados”, explica Bruno.
Com 14 mil colaboradores e 8 mil advogados, que estão presentes nas maiores cidades do Brasil, a AGU vem colecionando prêmios de inovação e servindo de modelo para outros órgãos públicos. “Estamos vivendo uma revolução”, diz Portela. “Não se trata apenas de modernizar processos, mas de transformar a cultura e a mentalidade dos profissionais do direito, preparando-os para um futuro cada vez mais tecnológico e complexo”, diz.
Entregas mais rápidas
No Ceará, os procuradores se mostraram bastante motivados pelo assunto. Já no primeiro anúncio de que as Caravanas de Inovação começariam, mais de 160 procuradores municipais e estaduais se apresentaram para participar do projeto.
O procurador-geral do estado do Ceará, Rafael Machado Moraes, destaca a importância do evento diante da necessidade da advocacia pública em fazer frente às inovações tecnológicas que se apresentam. “Acreditamos que a Caravana de Inovação será um catalisador para o entendimento das novas tecnologias como auxiliares das rotinas da advocacia pública, o que vai resultar em entregas mais rápidas das demandas de políticas públicas “, diz.
O procurador-geral do municípo de Fortaleza, Hélio Leitão, diz que vai colaborar com o projeto apresentando como desafio a aplicação da inteligência artificial generativa na gestão do processo de execução fiscal. “Estamos ansiosos para receber os participantes do evento ‘Caravanas de Inovação’ para que possamos construir, juntos, um futuro mais integrado, moderno, e transparente a advocacia pública”.
SERVIÇO:
Caravana de Inovação – Edição Ceará
Data: 7 a 9 de maio de 2025
Local: Centro de Eventos – Ala Leste, Fortaleza
Confira a programação do evento
Saiba mais sobre as Caravanas de Inovação
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
Fonte: Advocacia-Geral da União