Alexandre Silveira lança consulta pública para leilão inédito de Sistemas de Armazenamento em Baterias

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na sexta-feira (7/11) a consulta pública do primeiro leilão de baterias do país. A iniciativa que integra o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2026 – Armazenamento foi publicada nesta segunda-feira (10/11), e representa um marco na transição energética, ao promover maior estabilidade ao sistema elétrico, ampliar o aproveitamento das fontes renováveis e impulsionar a inovação tecnológica no setor.

Silveira destacou que a iniciativa é inédita e reforça o protagonismo do Brasil no planejamento energético. “O leilão de baterias é resultado do nosso trabalho contínuo para garantir segurança e estabilidade ao sistema elétrico brasileiro. O armazenamento de energia é viável e um grande aliado na transição energética. É o caminho para reduzir perdas, estabilizar o sistema e manter a modicidade tarifária, impulsionando o setor com inovação e previsibilidade”, afirmou o ministro.

O LRCAP terá como objetivo contratar potência em megawatts (MW) proveniente de novos sistemas de armazenamento de energia em baterias (SAE-BESS). Na prática, o leilão permitirá que empresas instalem e operem grandes sistemas de baterias capazes de armazenar energia elétrica e liberá-la quando necessário, contribuindo para a estabilidade e a segurança do fornecimento em todo o país.

O ministro também ressaltou o papel estratégico das baterias. “Essa iniciativa contribui para a modernização do setor, ampliando sua capacidade de resposta às novas demandas tecnológicas e aos desafios ambientais”, afirmou Silveira.

Consulta pública

A consulta pública vai reunir contribuições até 29 de novembro para a portaria que definirá as diretrizes do leilão. Esta rodada de contribuições retoma as discussões da Consulta Pública nº 176, realizada em 2024, com aprimoramentos na portaria de diretrizes e sistemática do certame, incorporando inovações tecnológicas desses equipamentos.

Os sistemas de armazenamento de energia por meio de baterias têm se destacado como soluções promissoras para diversas aplicações no setor elétrico brasileiro, incluindo o fornecimento de capacidade de ponta, em complemento a fontes de geração como as termelétricas. Além disso, com a expressiva redução de custos nos últimos anos, o uso de baterias para armazenamento de energia elétrica tem se expandido globalmente, sendo amplamente adotado para diferentes finalidades, como a oferta de serviços ao sistema, o aumento da estabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia.

Os documentos e demais informações sobre as consultas está disponível no site do MME.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


InstagramTwitterFacebookYouTubeFlickrLinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia