23.6 C
Ponta Porã
domingo, 23 de junho, 2024
InícioVariedadesReceitasAltas temperaturas exigem cuidados especiais com a saúde

Altas temperaturas exigem cuidados especiais com a saúde

Períodos com ondas de calor estão se tornando mais frequentes no Brasil. O verão ainda não chegou, mas algumas cidades já atingiram recordes de temperatura mesmo na primavera. A combinação de condições secas e temperaturas extremamente elevadas está criando um ambiente propício para uma série de problemas que afetam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde e a segurança da população.

Não são raros casos de desidratação. É preciso se atentar aos sinais de mal-estar, sonolência e sensação de fome. Usar o protetor solar é imprescindível, porém incluir algumas dicas simples na rotina pode fazer diferença na hora de cuidar da saúde nos dias mais quentes, e, principalmente, proteger crianças e idosos, que são mais suscetíveis a sofrer neste período.

A primeira recomendação é beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é responsável pelo bom funcionamento das células do corpo, pois é ela que leva até as células, o oxigênio e os sais minerais necessários. Além disso, o líquido também atua eliminando as toxinas do organismo, através do suor e da urina.

A alimentação também deve ser observada nos dias mais quentes. Comer alimentos mais leves e de qualidade, priorizando frutas frescas como melancia e laranja, beber sucos naturais, água de coco, e incluir sorvetes e picolés também auxiliam a manter a hidratação.

A nutricionista do Fort Atacadista, Anne Félix da Silva, reforça que algumas receitas podem ser feitas para auxiliar no consumo de líquido e ainda se refrescar. O importante é manter-se hidratado. Acompanhe duas receitas.

Picolé funcional

Ingredientes

700ml de água de coco

100ml de suco de limão

1 colher de (sopa) de mel

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em forminhas de picolé e congele.

Altas temperaturas exigem cuidados especiais com a saúde
picoles-de-frutas – Foto FREEPIK

Sorvetes de frutas com calda de frutas vermelhas

Ingredientes

3 bananas congeladas

20 morangos congelados

Modo de preparo

Bata as frutas congeladas em um mixer ou processador até formar uma massa. Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer. Deixe tempo suficiente para gelar.

Calda 

2 xícaras de morango, framboesa e amora

1 xícara de açúcar

1 caldo de 2 limões

Modo de preparo

Em uma panela média misture as frutas inteiras com açúcar e o suco do limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos, até formar uma calda grossa. As frutas vão cozinhar no próprio líquido e irão desmanchar. Transfira para uma tigela e deixe amornar. Leve para geladeira e sirva sobre o sorvete.

Altas temperaturas exigem cuidados especiais com a saúde
Sorvetes de frutas com calda de frutas vermelhas – Foto PEXELS