Alunos deixam aula para consumir drogas em plena luz do dia

16/05/2014 07h40

Alunos deixam aula para consumir drogas em plena luz do dia

Flagrante no centro de Ponta Porã evidencia quadro onde a prostituição também faz parte

Jornal Regional Ponta Porã

Flagrante registrado pela reportagem do JORNAL REGIONAL no centro de Ponta Porã evidencia um quadro já denunciado outras vezes nas páginas deste matutino e que já foi alvo de intenso debate. Alunos da rede pública de ensino ‘matam’ aula para consumir droga, cigarro e segundo apurado, bebida alcoólica em festinhas particulares patrocinadas em lugares reservados.

Desta vez, o flagrante ocorreu na rua Calógeras, na esquina com a rua Guia Lopes por volta de 15h30 de um dia útil. Duas alunas da rede pública estadual de ensino, como o uniforme azul confirma, fumavam atrás de um poste de energia elétrica. Enquanto uma tragava – cigarro ou algo alucinógeno – a outra cuidava a movimentação. Ambas permaneceram por mais de dez minutos revezando a ‘bituca’ e demonstraram intensa alegria e euforia, nítidos até no aumento do tom de voz.

Há cerca de dois anos, o JORNAL REGIONAL publicou matéria após receber várias denúncias de que alunos e alunas estariam participando de festas em horário de aula. Naquela oportunidade, não havia nenhuma denúncia oficial ou registro junto aos órgãos competentes, como delegacias de polícia, conselho tutelar, Ministério Público sobre essa situação.

O material baseou-se em dados relativos às denúncias recebidas de vários pais, incomodados com a situação em que os filhos e filhas chegavam em casa. Outra constatação era a aquisição de roupas, calçados, bijuterias e eletrônicos, itens que, sabidamente, os alunos não teriam condições de comprar, por não disporem de fonte de renda.

Recentemente, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que o consumo de álcool e drogas entre adolescentes tem aumentado significativamente nos últimos anos. O álcool é a droga mais usada entre jovens com menos de 18 anos. Estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que cerca de 40% dos 5.200 estudantes entrevistados haviam bebido no mês anterior à pesquisa. Destes, 46% afirmaram que o primeiro consumo de álcool ocorreu em casa.

Já o Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas verificou que 80% dos 18 mil universitários entrevistados, menores de 18 anos, já consumiram algum tipo de bebida alcoólica. Mas qual será a explicação para um consumo tão alto entre os adolescentes?

Outro fator que colabora com o consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes é a vontade de ser aceito em seu grupo de amigos e ter uma boa imagem com os colegas.

OLHO

“O uso do álcool, em muitos casos, representa uma espécie de ritual de passagem da infância para a vida adulta ou mesmo um ritual de pertencimento a um grupo.”

Estudantes uniformizadas consomem droga em horário de aula (Foto Divulgação)

Foto: Reprodução