Alunos do Curso de Formação recebem instrução do BOPE em Ponta Porã

Nesta semana, os alunos do 38° Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, polo de Ponta Porã, participaram de uma importante instrução ministrada por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PMMS. A capacitação teve como foco o gerenciamento de crises e a primeira intervenção em situações de crise policial, além de abordar respostas táticas a casos de agressor ou atirador ativo.

Durante a atividade, os futuros soldados receberam orientações teóricas e práticas sobre como atuar de forma segura e eficaz em situações extremas que envolvem reféns, ameaças armadas ou indivíduos em surto. Um dos principais pontos da instrução foi o protocolo de primeira resposta, no qual o policial que chega ao local da ocorrência deve agir de forma estratégica, visando preservar vidas até a chegada de equipes especializadas.

Outro destaque foi a simulação de ocorrências com atiradores ativos, casos que exigem ação rápida e coordenada para neutralizar a ameaça e minimizar os danos à população. O treinamento incluiu movimentação tática, uso progressivo da força e tomada de decisões sob pressão.

De acordo com o instrutor da equipe do BOPE, a capacitação visa preparar os alunos para cenários complexos e reais, nos quais a agilidade, o preparo psicológico e o conhecimento técnico fazem a diferença. “É fundamental que o Policial Militar esteja pronto para atuar em qualquer tipo de crise, sempre priorizando a preservação da vida e a segurança da sociedade”.

A instrução integra a grade curricular do curso de formação e reforça o compromisso da PMMS com a excelência na formação de seus profissionais, oferecendo aos soldados em formação experiências práticas alinhadas às demandas atuais da segurança pública.

Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4