Segundo a denúncia de uma das moradoras, que não quis se identificar, são ao menos 25 animais.
Cães e gatos abandonados há um mês no Caiobá, em Campo Grande, preocupam moradores da Rua Leão Zardo. Segundo moradores, animais passam fome, sede e estão a maioria doentes.
Segundo a denúncia de uma das moradoras, que não quis se identificar, são ao menos 25 animais. Eles estariam vivendo em uma casa localizada na Rua Leão Zardo, esquina com a Rua Ilha de Marajó.
De acordo com o relato, a proprietária do imóvel teria desaparecido repentinamente. “A dona sumiu, não sei se foi internada ou não, só sei que ficou tudo aí. Tinha uns 20 gatos, tinha uns 5 cachorros, tem um cachorro que está mancando até hoje. Já estão abandonados há quase um mês”, contou a moradora, que prefere não se identificar.
Segundo ela, a maioria dos animais se encontram sem pelos, cegos, mancando e apresentando outras doenças. Ela descreve a situação como crítica.
“Estão tudo com fome, a gente que está ajudando. Um deles foi atropelado ontem à noite, aqui na frente. Então está tudo aí jogado, um monte de cachorro, muito magrinho, todos sem pelo, os gatos sem pelo”, afirmou.
Ainda segundo ela, um pedido de ajuda já foi feito ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas não houve atendimento. “Eu liguei no CCZ, mas eles falaram que não podiam fazer nada. Aí ninguém pode fazer nada e os bichinhos ficam tudo aqui na rua”, lamentou.
Os animais seguem circulando pelo local em situação de vulnerabilidade, dependendo da ajuda de vizinhos que improvisam alimentação. A Prefeitura foi procurada e questionada sobre a responsabilidade e recolha dos animais.
Por nota, a prefeitura informou “que o abandono de animais se enquadra em crime de maus-tratos (Lei nº 9.605/98 e Lei nº 14.064/2020), desta forma pedimos, por gentileza, que busque a Delegacia Especializada de Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat)”. Apesar de questionados sobre o resgate dos animais, não houve resposta quanto à solicitação.
Fonte: Topmidianews


