Aplicativo MEC Enem reforça estudos para exame

Foto: Divulgação/MEC

Os estudantes em reta final de preparação para as provas de ciências da natureza e matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — marcadas para domingo, 16 de novembro — podem contar com o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem para sua revisão. A iniciativa lançada pelo Ministério da Educação (MEC) tem a proposta de fortalecer a equidade educacional, estimular o interesse pelo exame e oferecer oportunidades concretas para que os participantes ingressem na educação superior. 

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a ferramenta reforça o compromisso do MEC em democratizar a preparação para o Enem, que cumpre um papel fundamental na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades no país. “O Enem é a maior porta para a educação superior no Brasil e representa um caminho de oportunidades para transformar vidas por meio da educação”, afirma. 

O app disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual. O MEC Enem está disponível nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play. Também pode ser acessado via navegador, por meio da URL: app.mecenem.mec.gov.br. 

Datas – A primeira prova do Enem 2025 foi aplicada no domingo, 9 de novembro, quando os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. 

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o primeiro dia de provas do Enem 2025 acontece no dia 30 de novembro e o segundo será em 7 de dezembro. As datas foram definidas em virtude da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que acontece em Belém no período da aplicação regular do exame. 

Os inscritos afetados por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, vai do dia 17 de novembro até às 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O inscrito só poderá fazer a prova referente ao dia em que a participação foi inviabilizada. A reaplicação também atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação